O elevado tempo para recarga, ainda um dos principais inconvenientes reclamados por consumidores com relação aos veículos movidos integralmente a bateria, deve entrar para o capítulo de adversidades superadas muito em breve. Pelo menos é o que sinaliza a CATL.

Nesta quarta-feira, 16, a empresa chinesa, uma das maiores fornecedoras globais e que, dentre outras montadoras, tem a Tesla como cliente e parcerias com a Ford, lançou sua bateria de fosfato de ferro de lítio ou LFP de carregamento super-rápido, capaz de rodar 400 km com carga de 10 minutos apenas.

Batizada Shenxing, a nova bateria começará a ser produzida em massa a partir do fim deste ano e os primeiros carros equipados com ela estarão nas ruas chinesas e de outros mercados já no primeiro trimestre de 2024.

Em entrevista coletiva, Gao Han, diretor de tecnologia da empresa disse que espera que, com esforços contínuos para reduzir custos, a Shenxing se tornará padrão para todos os veículos elétricos.

“Embora o carregamento superrápido possa ser atualmente uma opção para veículos elétricos de ponta, esperamos melhorar a tecnologia e reduzir custos”, afirmou.

LEIA MAIS

→ BMW inicia construção de fábrica de baterias nos EUA

→ Stellantis e Samsung SDI anunciam uma segunda fábrica de baterias

→ Ford terá fábrica de baterias de fostato de ferro-lítio de US$ 3,5 bilhões


 

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!