Conceito do futuro XC90 apresentado no ano passado

Para reafirmar sua imagem de vanguarda em tecnologias de segurança constituída há mais de seis décadas, a Volvo apresentará em novembro o EX90, já nomeado pela própria marca de origem sueca o carro mais seguro que já sai d suas linhas.

Como uma versão elétrica do atual XC90, ainda que montado sobre plataforma própria, o modelo movido a eletricidade ainda não foi revelado, mas será o topo de linha da Volvo e principal vitrine das novidades tecnológicas que foram apresentadas mundialmente nesta quarta-feira, 21, por Jim Rowan, CEO da montadora pertencente à chinesa Geely desde 2010.

Volvo Jim Rowan

 Jim Rowan

O futuro SUV antecipará o que o executivo chama de um escudo invisível de segurança e que estará em todos os modelos da marca no futuro. Na prática, um conjunto de oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sistema LiDAR (Light Detection and Ranging) capaz de detectar pedestres a distâncias de até 250 metros e pequenos objetos a mais de 100 metros mesmo no escuro, como, por exemplo, um pneu caído na rodovia.

Rowan reafirmou que a empresa trabalha para que, um dia, nenhum ocupante de seus veículos morra em acidentes de trânsito ou mesmo que não haja mais colisões com eles. E o primeiro grande passo do que foi chamado de “nova era da segurança” é, segundo a empresa, o pacote de tecnologias que será inaugurado pelo EX90.

Além dos recursos voltados para o exterior, o novo SUV contará com sensores e câmeras para detectar, no olhar do motorista, o nível de concentração dele ao volante. Em caso de cansaço ou distração, o SUV o alertará por meio de sinais sonoros e, se necessário, agirá autonomamente, parando o veículo e até chamando o serviço de concierge da marca para algum tipo de auxílio.

LEIA MAIS

→ Volvo C40 elétrico chega ao Brasil por R$ 420 mil

“Nossa pesquisa mostra que, simplesmente observando para onde o motorista está olhando e com que frequência e por quanto tempo seus olhos estão fechados, podemos dizer muito sobre o estado dele”, disse Emma Tivesten, especialista técnica sênior do Volvo Cars Safety Center, ao explicar o que a montadora prefere chamar oficialmente de sistema de compreensão do motorista.

“O sistema de detecção permite que nossos carros identifiquem se a capacidade do motorista está prejudicada, talvez devido à sonolência, distração ou mesmo intoxicação, e ofereça assistência extra da maneira que melhor se adapte à situação”.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!