Mercado

Vendas de veículos em março já superam o total de fevereiro

Até o dia 23, foram licenciados 122 mil automóveis e comerciais leves, 23% a mais do que há um ano

Ainda resta, na prática, uma semana para o fechamento de março, mas as montadoras, destaque dos noticiários nos últimos dias por anunciarem paralisações de fábricas, já podem comemorar um mês bem melhor em vendas do que fevereiro.

Considerados os licenciamentos acumulados até a quinta-feira, 23, já foram vendidos 122 mil automóveis e comerciais leves, 23,1% a mais do que em igual período do ano passado, resultado que supera os licenciamentos totais do mês anterior, quando os emplacamentos limitaram-se a 119,8 mil.

Diante desses números, Marcelo Cavalcante de Lima, diretor geral da Cavalcante & Cavalcante Consultores, estima vendas entre 167 mil até 173 mil unidades ao longo de março, algo como 25% a mais do que o apurado em igual mês de 2022.

“Mas sempre é bom destacar que o primeiro trimestre de 2022 foi impactado negativamente pelo agravamento da crise dos semicondutores, tendo registrado queda de 24,7% em relação ao ano de 2021”, pondera o consultor.

LEIA MAIS

→ Mercado de usados acompanha o de O km

No acumulado do ano até o dia 23, já foram licenciados 372,2 mil veículos leves, crescimento de 9,9% na comparação anual. “Se o ritmo de vendas for mantido, o trimestre deve encerrar com 417 mil até 425 mil unidades, 12% a 14% a mais do que em 2022, mas 14,6% abaixo de 2021 e 27% menos do que no período pré-pandemia”, calcula Cavalcante.

Dos licenciamentos registrados nas primeiras três semanas de março, exatos 63.965 ocorreram em vendas no varejo,  52,4% do dotal. O consultor, contudo, revela que, em pesquisa sobre os principais obstáculos para o fechamento de negócios em março, 45% dos consumidores apontaram os preços dos veículos e 34% as taxas de juros.

Março ainda não reservou grandes surpresas no ranking de marcas. A Fiat, líder no primeiro bimestre e em 2022, registra avanço de 16,9% sobre os emplacamentos de fevereiro. A GM manteve a segunda posição nos primeiros 23 dias de março — e já tem contabiliza crescimento de 32% no acumulado do ano —, assim como a Volkswagen seguiu em terceiro (veja tabela).

No ranking de modelos a liderança no mês e no acumulado é da Fiat Strada, seguida pelo Chevrolet Onix e por outro Fiat, o compacto Mobi.

Fonte: Cavalcante & Cavalcante Consultores


 

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás