Dados divulgados nesta terça-feira, 7, pela Fenabrave indicam que o mercado de veículos usados, incluindo leves e pesados, iniciou o ano com desempnho silimar ao de 0 km. Enquanto as vendas de novos cresceram 5,4% no primeiro bimestre, a de usados teve alta de 5%, passando de 1,49 milhão de para quase 1,57 milhão de unidades.

Os segmentos de motos e de implementos rodoviários, com volumes, pela ordem, de 454,6 mil e 14,5 mil unidades, registraram crescimento nos dois primeiros meses de 2023 de 0,1% e 10,5%. Na maioria dos casos, houve queda em fevereiro com relação a janeiro, o que é atribuído ao fato de o mês de comemoração do carnaval ter tido quatro dias úteis a menos.

Considerando todos os segmentos somados, houve recuo de 6,7% sobre janeiro e baixa de 2,3% sobre o mesmo mês do ano anterior. No ano, no entanto, o mercado de usados – inluindo veículos leves e pesados, motos e implementos – segue positivo, com alta de 4% e 2,05 milhões de unidades comercializadas, ante total de 1,97 milhão do primeiro bimestre de 2022.

LEIA MAIS

Mercado automotivo segue devagar

Em junho, o “dia D” na batalha entre elétricos e híbridos no Brasil

“Apesar da retração mensal, o volume por dia útil em fevereiro registrou alta, assim como aconteceu no mercado de emplacamentos de veículos novos”, comenta José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave. “No ano, a maioria apresenta resultado positivo no acumulado de dois meses”.

As transações de automóveis e comerciais leves no mês passado atingiram 726.577 unidades, fazendo com que o volume de 2023 chegasse a 1.511.227, alta de 5,3% sobre 2022. O segmento de caminhões registrou, em fevereiro, 23.657 trocas de titularidade, queda de 3,6% sobre janeiro, enquanto o de implementos rodoviários teve alta de 7,4% no mesmo comparativo.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!