Empresa

Mercedes-Benz abre frente contra violência às mulheres no transporte

Campanha Coletivo de Respeito dispõe de canal de denúncia e parceria para acolhimento das vítimas

A Mercedes-Benz do Brasil reforça engajamento em dar voz às mulheres ao criar a campanha Coletivo de Respeito. A iniciativa procura encaminhar mudanças no dia a dia das mulheres no transporte coletivo. Em parceria com a organização Justiceiras, vítimas de assédio sexual e violência passam a ter mais um canal exclusivo de denúncia, além de atendimento jurídico, médico, psicológico e socioassistencial online.

O projeto nasce da iniciativa dos colaboradores da fabricante, da mesma maneira que surgiram Movimento a Voz Delas, que envolve o cotidiano das mulheres no transporte de carga, e #UnindoForças, de assistência médica nas estradas.

“Na Mercedes-Benz contamos com um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios. Esse time gera dentro de casa as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. É o que ocorre agora com o Coletivo de Respeito. A ideia surgiu ao mapearmos algumas dores da sociedade e o assédio no transporte público é uma delas”, resumiu Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina.

De uma equipe de voluntários formada por 22 líderes de diversas áreas da empresa, seis são responsáveis diretos pelas ações do Coletivo de Respeito. “Entendemos que ao ajudar a passageira, também estamos cuidando do ônibus, nosso negócio, mas principalmente visamos a redução dos índices de assédio no transporte público”, completa Kathrin Pfeffer.

Além de Mercedes-Benz e Justiceiras, a iniciativa tem contribuição financeira de R$ 1,8 milhão da DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe, banco de fomento de alemão, apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, e doações previstas da ordem de R$ 300 mil de empresas e entidades parceiras do setor de transporte como Assobens, Basf, Fabus, Mirow, NTU, Rödl & Partner e T-Systems.

O projeto as Justiceira foi idealizado pela advogada especialista em Direitos das Mulheres e Promotora de Justiça, Gabriela Manssur, também fundadora do Instituto Justiça de Saia. Desde 2020, o canal atendeu mais de 13,5 mil vítimas e a força de trabalho multidisciplinar de aproximadamente 15 mil mulheres voluntárias cadastradas.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz e governo alemão juntos em projeto de saúde

→Mercedes-Benz e parceiros completam um ano pela saúde


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Shark é o tiro n’água da BYD no Brasil

Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos

% dias atrás

Fenabrave espera público recorde na 34ª edição do seu encontro anual

O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…

% dias atrás

BMW inicia pré-venda do novo iX3 no Brasil

Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…

% dias atrás

O mercado vai crescer. Mas isso não significa que haverá espaço para todos.

Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…

% dias atrás

Financiamento de veículos tem melhor primeiro semestre em 18 anos, aponta B3

Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…

% dias atrás

Pablo Di Si vai para a Stellantis como responsável mundial de desempenho

Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo

% dias atrás