Montadora comemora 50 anos do modelo que inaugurou o segmento hatch no Pais

Desenvolvido integralmente por engenheiros e técnicos brasileiros e com mais de 1 milhão de unidades vendidas internamente e em outros 25 países, o Brasília comemora 50 anos este mês com uma homenagem especial da Volkswagen Brasil: a revelação de uma unidade nunca emplacada, guardada cuidadosamente em sua Garagem, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP.
Ano/modelo 1982, a unidade é uma das últimas produzidas antes da sua retirada do mercado. Saiu diretamente da linha de produção para as salas da engenharia da montadora instalada no ABC paulista.
“Nunca emplacado, com motor 1.6 a gasolina e carburação dupla, o modelo mantém toda sua originalidade e tem exatos 460 quilômetros marcados em seu hodômetro”, informa comunicado da VW distribuído na quarta-feira, 21, no qual destaca a pintura na cor metalizada Verde Mármore do Brasíllia 1982, além do interior com revestimento vinílico nas portas e laterais de bancos.
O hatch também tem detalhes em madeira no painel e até “um simpático relógio do lado esquerdo do quadro de instrumentos”. A versão LS traz ainda acendedor, bancos dianteiros com encosto para a cabeça e desembaçador traseiro.
LEIA MAIS
→Com Conselho de Fornecedores, VW visa acelerar nacionalização
→Os 14 fornecedores premiados pela Volkswagen no The One
Em junho de 1973, quando foi lançada, o Brasília foi apresentada com “uma nova tendência estilística para o automóvel brasileiro”. De linhas retas, ele inaugurava o segmento de hatches no Brasil, oferecendo um porta-malas dianteiro de 135 litros e um bagageiro interno que possuía 273 litros, com a possibilidade de alcançar até 970 litros.
Dentre os países que compraram o Brasília estão o México, Venezuela, Portugal e Nigéria, seus principais mercados. Saiu de cena em março de 1982, “deixando uma legião de fãs até os dias de hoje”, como enfatiza a Volkswagen no comunicado de comemoração dos seus 50 anos.
Foto: Divulgação/VW
Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados
Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante
Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…
Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista