Mercado

Gol, Uno e Palio são os usados mais procurados

Transações no ano, incluindo leves, pesados e motos, atingiram 10,63 milhões de unidades, alta de 8,8% sobre 2022

Com 10,63 milhões de unidades comercializadas de janeiro a setembro, o mercado de veículos usados registra alta de 8,8% sobre as 9,77 milhões vendidas em idêntico período de 2022.

Diante desse desempenho, a Fenauto, entidade que representa os lojistas independentes de modelos multimarcas, mantém projeção de chegar a 15 milhões de usados negociados no ano.

Assim como o mercado de novos, também o de usados recuou em setembro por causa do menor número de dias úteis – 20 contra os 23 de agosto. A queda chegou a 13,7% em volume, mas na média dos dias úteis há decréscimo insignificante de 1%. Os números da Fenauto contemplam todos os segmentos automotivos, incluindo leves, pesados de motocicletas.

Modelos que já saíram das linhas de montagem das montadoras aqui instaladas dominam o mercado de automóveis usados, principalmente de seminovos. São ele o VW Gol e os Fiat Uno e Palio , cujas vendas somaram em setembro 60,4 mil, 34 mil e 32,1 mil unidades, respectivamente.

LEIA MAIS

Média diária cresce, mas volume de venda de veículos leves cai em setembro

Renault Kwid retorna ao Top 10 no ranking por modelos

Já entre os comerciais leves, os líderes entre os usados são modelos ainda em produção, caso da Fiat Strada (25.904 unidades em setembro), o VW Saveiro (17.991 unidades) e o Toyota Hilux (12.697 unidades). A picape da marca italina, inclusive, também é líder no mercado de 0 km, tanto entre os utilitários como no cômputo total dos veículos leves, incluindo os automóveis.

Entre as motos, as três primeiras colocadas no mês passado foram a Honda CG 150(62.915 unidades), a Honda Biz (27.974 unidades) e Honda CG 125 (27.571 unidades).

A Fenauto também registra o segmento de eletrificados seminovos/usados. Os três primeiros modelos desse ranking foram o Toyota Corolla (793 unidades), Toyota Corolla Cross (455 unidades) e o Volvo CX60 (191 unidades).

Destacando que o Índice de Confiança do Consumidor continua em uma trajetória de alta, Enilson Sales, presidente da Fenauto, diz que tradicionalmente o segundo semestre é melhor do que o primeiro, razão de a entidade continuar apostando em algo próximo de 15 milhões de transações com usados este ano.

A entidade reúne 29 associações regionais por todo o país, contemplando 48 mil revendedores de veículos seminovos e usados.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás