Com 187,8 mil emplacamentos em setembro, o mercado de veículos leves registrou queda próxima de 5% sobre agosto, quando foram comercializadas perto de 197 mil unidades, conforme dados preliminares fornecidos por fonte do varejo automotivo.

Como agosto teve 23 dias úteis ante os 20 de setembro, a média diária de venda indica desempenho positivo, com aumento de quase 9%, de 8,6 mil para 9,3 mil unidades. Com relação ao mesmo mês do ano passado, com 181,6 mil licenciamentos, verifica-se pequena expansão de 3%

A demanda por automóveis e comerciais leves no acumulado dos nove primeiros meses do ano chegou a quase 1,54 milhão de unidades, volume 10% superior ao do mesmo período de 2022, quando foram registrados 1,4 milhão de emplacamentos.

Embalado pelos incentivos da MP 1.775 publicada em junho, que gerou descontos nos modelos de até R$ 120 mil, o melhor mês do ano até agora foi julho, com vendas totais de 215,7 mil unidades. Após esse recorde, o mercado voltou a recuar para patamar mensal inferior a 200 mil.

LEIA MAIS

Mercado de veículos leves supera 80 mil unidades na primeira quinzena de setembro

Os dados oficiais do mercado interno serão divulgados nesta terça-feira, 3, pela Fenabrave, a entidade que representa todas as redes de concessionárias em operação no Brasil. Diante do crescimento de 10% no ano, a entidade poderá revisar as projeções para o mercado de leves, que estimavam empate com relação a 2022 ao final de 2023.

No dia 6, sexta-feira, será a vez de a Anfavea divulgar os dados da indústria em setembro, revelando também os números de produção e exportações.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!