Empresa

Antonio Filosa: trajetória bem-sucedida e um até breve.

Executivo segue para os EUA para ser CEO global da Jeep, marca que tem no Brasil o segundo maior mercado

De malas prontas para os Estados Unidos para comandar o negócio global da Jeep, Antonio Filosa entrega a operação da Stellantis na América do Sul ao sucessor Emanuele Cappellano fortalecida por uma trajetória de sucesso.

Ao longo dos cinco anos em que esteve à frente da companhia na região, inicialmente na FCA, em 2018, e a partir de 2021, com a constituição da Stellantis, Filosa não apenas conduziu o processo de estruturação e sinergias das marcas, mas também a trajetória de crescimento.

No período, a participação da fabricante na América do Sul saltou de 16,7% para 24%. A empresa lidera as vendas no Brasil, Argentina e Chile, mercados que, se somados, representam 75% das vendas na região.

“O crescimento beneficiou todas as marcas. A Fiat tinha 9,6%, agora tem 14,5%, ocupava a terceira posição e, hoje, lidera. Peugeot e Citroën saltaram de volumes em torno de 5 mil unidades para 15 mil”, exemplifica o CEO.

Filosa atribui aos resultados robustos um plano estratégico baseado na modernização das fábricas, investimento nas marcas, novos produtos e tecnologia. Sob seu comando na região, ocorreram 47 lançamentos, dentre modelos inéditos e versões.

LEIA MAIS

→Antonio Filosa é promovido a CEO mundial da Jeep

→Na fábrica de Goiana, os primeiros carros eletrificados da Stellantis

→Stellantis acumula 1,5 milhão de veículos produzidos em Pernambuco

Mais recentemente, o executivo colocou em andamento os planos de eletrificação da Stellantis na região sobre a plataforma Bio-Hybrid. O projeto tem o desenvolvimento e produção local como aspectos fundamentais. “Serão cinco possibilidades de powertrain e o Made in Brazil é o mais importante. Buscamos gerar aqui mais empregos, mais engenheiros, mais fornecedores.”

Agora, como CEO global da Jeep, a partir de 1º de novembro, Filosa já tem como horizonte agregar valor a uma marca já icônica e crescer em volume no mundo. Na operação da marca, a fábrica de Goiana (PE), outro projeto marcante na carreira do executivo, tem papel estratégico. Afinal, o Brasil é o segundo maior mercado da Jeep.

Por isso, Filosa prefere deixar um até breve, pois estima estar por aqui a cada dois meses. “Vou estar ligado a Pernambuco. Faz parte da estratégia. Mais de 90% do que a Jeep vendo no Brasil, sai de Goiana.”


Foto: Stellantis/Divulgação

Últimos posts por Décio Costa (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Jetour T1 tem preço promocional a partir de R$ 249,9 mil

Pré-venda do modelo será iniciada no próximo dia 1º na rede de concessionárias da marca

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

Anfavea cria seminário próprio para discutir o setor automotivo

Evento de dois dias será realizado em junho em São Paulo

% dias atrás