Montadora comunicou o sindicato apenas na noite da terça-feira, quatro dias depois das dispensas

A informação é do sindicato dos metalúrgicos local: a General Motors demitiu 800 trabalhadores de sua fábrica de São José dos Campos, SP, cerca de 20% do quadro total da unidade que produz a picape S10 e o SUV Trailblazer.
O número vinha sendo mantido em segredo pela montadora, que também ainda não confirmou o contigente dispensado nas plantas de São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes, SP.
Segundo o sindicato, apenas ontem à noite a GM teria comunicado o número de trabalhadores demitidos, apesar do acordo de layoff com garantia de estabilidade assinado pela empresa em junho.
As primeiras informações sobre corte de funcionários surgiram já no sábado, 21, quando os trabalhadores dispensados começaram a receber telegramas da empresa. Já na segunda-feira, 23, os funcionários entraram em greve, exigindo o cancelamento das demissões.
Em gesto simbólico, nesta quarta-feira,25, foram pendurados cerca de 100 uniformes na cerca próxima da portaria da fábrica.
Os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes terão audiência até o fim da quarta-feira com o secretário de Estado da Fazenda e Planejamento Samuel Yoshiaki Oliveira Kinoshita. Também enviaram carta ao Governo Federal solicitando reunião com o Presidente Lula e o Ministério do Trabalho para discutirem medidas de socorro aos trabalhadores.
LEIA MAIS
→ Sindicatos citam lucro da GM para questionar demissões
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas