Trabalho

Metalúrgicos encerram greve na GM

Paralisação de duas semanas foi iterrompida após cancelamento das demissões

Os metalúrgicos da General Motor decidiram, em assembleia nesta quarta-feira, 8, suspender a greve que afetou as fábricas paulistas de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes ao longo de 17 dias.

Os funcionários retornaram ao trabalho depois de acordo entre os sindicatos e a montadora e que condicionava a suspensão da paralisação ao pagamento dos dias parados para todos os trabalhadores e licença remunerada para quem havia sido demitido, um universo de 1.244 pessoas nas três unidades.

O fim da greve foi alinhavado em reuniões nos dias 6 e 7 de o utubro. Ainda assim, os trabalhadores mantiveram aviso permanente de greve, ou seja, caso a GM não cumpra os termos acordados, a paralisação será retomada.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, as negociações continuarão nos próximos dias para busca de alternativas que evitem futuras demissões.

A GM já havia se comprometido a cancelar as demissões, obedecendo determinação liminar dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT da 2ª e 15ª) e pelo Tribunal Superior do Trabalho, mas descontou os dias parados durante a greve.

De acordo com o sindicato de São José dos Campos, a montadora também pretendia rever o acordo de layoff que estabelece estabilidade no emprego para todos da fábrica do Vale do Paraíbas até maio de 2024.


Foto: Divulgação/SMSJC

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás