Empresa

Volkswagen certifica veículos clássicos da marca

Espécie de certidão de nascimento reúne os dados de produção do modelo

A Volkswagen do Brasil passou a emitir o que chamou de Certificado de Veículos Clássicos. É um documento no qual reúne dados originais a respeito da produção do modelo na época em que saiu da linha de montagem. Como uma certidão de nascimento, cada certificada tem um número e emitido em nome do atual proprietário.

Com a iniciativa, a montadora entende que facilitará eventuais restaurações, contribuirá com a preservação de modelos, além de garantir rastreabilidade, evitando possíveis falsificações.

O certificado é emitido para os veículos da marca produzidos no País com ao mesmo 20 anos de idade. A Volkswagen do Brasil é a segunda do grupo a oferecer o serviço, depois matriz na Alemanha, que serviu de referência e contribui para adotar a iniciativa por aqui.

A emissão do documento parte de uma base que acumula dados de produção desde o início das atividades da fabricante no País, nos anos 1950. Até o fim da década de 1980, tudo era em papel, mas posteriormente microfilmado. As informações preservadas somam em torno de 6,5 milhões de registros. Para tornar viável o certificado, a Volkswagen digitalizou todo o acervo.

“Com sete décadas de história por aqui, a Volkswagen faz parte da cultura do povo brasileiro e, ao longo do tempo, criou gerações de apaixonados pela marca e por nossos veículos icônicos”, resume em nota o CEO Ciro Possobom.

“Oferecer os dados de produção desses veículos no formato de um certificado é uma maneira de abraçar e valorizar esse público de entusiastas de clássicos Volkswagen, além de estimular mais pessoas a preservar e manter as características de seus clássicos.”

Uma Kombi “corujinha’ 1960, um TL 1972 e um Gol 1300 são as primeiras unidades a ganhar o Certificado de Veículos Clássicos no Brasil. Os modelos são da própria coleção da Volkswagen, denominada Acervo da Garagem VW.


Foto: VW/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Shark é o tiro n’água da BYD no Brasil

Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos

% dias atrás

Fenabrave espera público recorde na 34ª edição do seu encontro anual

O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…

% dias atrás

BMW inicia pré-venda do novo iX3 no Brasil

Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…

% dias atrás

O mercado vai crescer. Mas isso não significa que haverá espaço para todos.

Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…

% dias atrás

Financiamento de veículos tem melhor primeiro semestre em 18 anos, aponta B3

Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…

% dias atrás

Pablo Di Si vai para a Stellantis como responsável mundial de desempenho

Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo

% dias atrás