Mercado

Mercado de caminhões sinaliza recuperação

Emplacamentos seguem em baixa, mas a Fenabrave já enxerga ambiente de negócios mais favorável

O aumento do preço decorrente da entrada em vigor da nova fase da legislação do Proconve P8 associado a maior restrição ao crédito afastaram a demanda por caminhões em 2023, com quedas consecutivas.

Mas embora as vendas se mantenham ainda em baixa, com uma retração de 16,4% no acumulado até novembro, com 94,9 mil caminhões licenciados, a Fenabrave avalia que o comportamento do mercado do transporte de carga começa a mudar para condições mais favoráveis.

Os fatores que impediam melhores resultados, como o custo o crédito e dos veículos Euro 6, parecem arrefecer aos poucos”, avalia Andreta Jr., presidente da Fenabrave. “Já temos cerca de 90% do mercado de novos com a tecnologia Euro 6 e os bancos das montadoras têm ofertado taxas de juros abaixo de 1% para facilitar o financiamento, o que traz perspectivas otimistas para o setor, principalmente em 2024.”

LEIA MAIS

→Venda de caminhões cresce em outubro, mas ainda longe do desempenho do ano passado

Os resultados apresentados nos dois meses passados corroboram com a percepção do dirigente. Em outubro, primeiro mês do último trimestre, trouxe o mercado ao patamar de 9 mil unidades, volume que não era registrado desde março e que persistiu em novembro.

No mês passado, o transportador de carga absorveu pouco mais 9 mil caminhões, número que emplacamentos que representou uma leve queda de 1,3% em relação a outubro. No confronto com o mesmo mês do passado, quando os licenciamentos somaram 9,9 mil unidades, o recuo foi de 8,9%.


Foto: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás