Empresa

Kia anuncia ampliação da rede em 2024

Gandini adianta que não haverá repasse integral, em janeiro, da alíquota de importação sobre os eletrificados

Ao apresentar o Niro Rio Open Limited Edition, uma série limitada a apenas 100 unidades que está desembarcando no Brasil, a Kia revelou planos de ampliar a rede no ano que vem, com a abertura de pelo menos cinco novas concessionárias, e também o seu portfólio para o mercado local.

José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, preferiu não arriscar palpite sobre o efeito da volta do Imposto de Importação sobre os veículos eletrificados a partir de janeiro: “Pode afetar o mercado? Pode. Mas um eventual reflexo negativo atingirá todos os importadores”.

O executivo adiantou que a empresa não repassará integralmente a alíquota de 12% válida a partir do mês que vem para os carros híbridos, estratégia que deve ser adotada também por outras marcas que operam apenas com eletrificados.

Sobre o desempenho da marca este ano, Gandini lembrou das dificuldades, principalmente nos primeiros meses, decorrentes da falta de produtos em função da escassez de peças e também de problemas na logística do transporte.

“Deveremos licenciar apenas 5 mil unidades em 2023, um número horrível. Mas agora a situação está normalizada. Só neste mês de dezembro colocaremos mais de 1,1 mil carros para venda”, comentou o executivo.

Apesar de não revelar metas de crescimento para 2024, Gandini deixou claro que a empresa espera dias melhores, tanto é que vai inaugurar quatro concessionárias no Estado de São Paulo – Barueri, Jundiaí, São Bernardo do Campo e São José dos Campos –, além de uma em Campo Grande, MS. Com isso, a rede será expandida de 68 para 73 pontos.

Entre os lançamentos programados pela marca, tem as versões sedã e SUV do K3. “O modelo será produzido no México e deveremos homologá-lo no Brasil em março. Suas vendas, contudo, só devem ser iniciadas no final de 2024 ou até mesmo início de 2025”, informou Gandini.


Foto: Divulgação/Kia
Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás