Empresa

Renault comemora resultados positivos de 2023

Brasil contribuiu para o crescimento da marca fora da Europa

O Grupo Renault divulgou nesta quarta-feira, 17, balanço positivo de suas operações globais no ano passado. As vendas de suas três marcas cresceram 9% em relação a 2022, alcançando 2.235.345 veículos, sendo que no caso da Renault a alta foi de 9,4%, com 1.548.748 emplacamentos no mundo.

Na Europa, particularmente, a marca francesa ampliou seus negócios em 19,3%. A Dacia, globalmente, cresceu 14,7%, com 658.321 unidades comerciliazadas em 2023. A Alpine, por sua vez, teve expansão de 22,1%, para 4.328 unidades.

LEIA MAIS

Renault anuncia R$ 2 bilhões para produzir mais um SUV no Brasil

O ano fiscal de 2023 foi marcado, entre outras ações, pela apresentação do “International game plan 2027”, que com oito novos modelos Renault entre 2023 e 2027 vai garantir o crescimento da marca fora da Europa, particularmente no Brasil, Turquia e Marrocos, mercados que, conforme comunicado do grupo, foram os responsáveis pelo desempenho positivo da marca globalmente no ano passado.

Inluindo todos os países nos quais atua, a empresa promete apresentar pelo menos dez novos modelos em 2024.

Terceiro maior conglomerado automotivo na Europa, suas vendas no varejo representaram 65% das suas transações locais, em linha com uma estratégia centrada no valor das marcas que representa. No âmbito dos veículos utilitários, a marca francesa expandiu negócios em 19,9% nas operações mundais, crescendo bem acima da média global de 2023, que foi de 10,4%.

Com relação aos produtos eletrificados, inluindo híbridos e 100% elétricos, a marca está acelerando sua ofensiva na Europa, onde assumiu o terceiro lugar no segmento graças ao Mégane E-Tech e também ao sucesso de suas motorizações híbridas cuja demanda não para de crescer (Austral, Clio e Captur).

Comercializado desde janeiro de 2023, o Dacia Jogger Hybrid 140 representa mais de 25% de pedidos de clientes da gama Jogger. O Dacia Spring 100% elétrico assumiu o pódio dos veículos elétricos vendidos no varejo na Europa.


Foto: Divulgação/Renault

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Ford pode seguir com híbridos na Europa depois de 2030

Plano inicial da montadora era oferecer só modelos a bateria na próxima década

% dias atrás

TRT determina fim da greve na Renault

Na sexta-feira, 10, representantes da montadora e do sindicato participam de reunião de conciliação

% dias atrás

Daimler Truck revela caminhão elétrico autônomo nível 4 nos EUA

Baseado no Freightliner eCascadia, modelo é projeto de pesquisa que combina visão de emissão zero…

% dias atrás

Peugeot e Citroën estão em “dívida” com Antonio Filosa

Marcas francesas ainda não cumpriram objetivos de mercado previstos pela Stellantis para o Brasil

% dias atrás

Os avanços da Fenatran na edição 2024

Área de exposição será 20% maior, com total de 100 mil m² e previsão de…

% dias atrás

Crescimento do mercado interno continua surpreendendo em 2024

Avanço nos emplacamentos no primeiro quadrimestre de 2024 sinaliza viés de alta nas projeções a…

% dias atrás