Indústria

Por causa dos pesados, montadoras compram menos peças em 2023

Balanço do Sindipeças dos 11 primeiros meses mostra altas na reposição e nas exportações

O balanço de 2023 ainda não foi fechado, mas a pesquisa conjuntural do Sindipeças até novembro mostra que 2023 fechou com redução da participação das montadoras nos negócios do setor, com ganhos das exportações e, principalmente, do mercado de reposição.

No acumulado dos 11 meses, o faturamento junto às montadoras recuraram 7% e a fatia das transações OEM caiu de 71,4% em novembro de 2022 para 67,2% um ano depois. Em contrapartida, a participação do aftermarkt saltou de 13,5% para 17,4% e a das vendas externas de 11,2% para 12%.

LEIA MAIS

Autopeças brasileiras diversificam negócios externos

O problema maior no ano passado foi a queda de 37% na produção de caminhões em decorrência da mudança da legislação Euro 5 para Euro 6 na virada de 2022 para 2023. Os preços ficaram mais caros em até 25% e o mercado segurou compras por um bom período.

A produção de veículos leves teve leve alta de 1,3% e, com isso, não gerou perdas para as autopeças. Enquanto as vendas para as montadoras recuaram 7%, o faturamento nominal obtido no mercado de reposição teve expansão de 17,2% no comparativo interanual.

No caso das exportações, as altas foram de 5% em reais e de 8% em dólares. As vendas intrassetoriais caíram 3,8%.

A utilização da capcidade produtiva da indústria brasileira de autopeças manteve-se, em novembro, próxima à dos meses anteriores, na faixa de 71%.

A evolução do emprego, segundo a pesquisa conjuntaral do Sindipeças, exibiu pequena variação negativa de 0,24% no comparativo de novembro com outubro, mas registrou crescimento de 1,3% no acumulado de 2023 e de 1,7% nos últimos 12 meses.


Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Fim da prova de baliza vai facilitar obtenção da CNH

Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra

% dias atrás

Carro híbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás

Nova portaria do Mover alia Brasil às tendências globais

Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética

% dias atrás

Maru Escobedo assume BMW Group na América Latina

Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto

% dias atrás

Jeep Compass ganha motor Hurricane Turboflex 2.0

Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência

% dias atrás

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás