Mercado

Segmento de ônibus aguarda por um ano melhor

Vendas do segmento em março crescem 18%, mas ainda anotam quedas expressivas em relação ao ano passado

O ritmo de emplacamentos de ônibus segue vacilante com altas e baixas, conforme mostram os balanços dos últimos três meses da Fenabrave. No mês passado, por exemplo, os licenciamentos registraram crescimento de 18,6% sobre fevereiro, de 1,7 mil para pouco mais de 2 mil unidades. Mas no confronto com março de 2023, quando foram emplacados mais de 2,9 mil ônibus, a queda foi de 30,3%.

Para o presidente da Fenabrave, Andreta Jr., o ano deve ser positivo, em função de compras governamentais, em especial os modelos escolares pelo programa Caminho da Escola.

“Os governos são grandes compradores desse tipo de veículo e estão com as licitações já realizadas para renovação de frotas. É provável, portanto, que ao longo do ano os volumes aumentem e os resultados melhorem.”

LEIA MAIS

→Mercado de ônibus registra alta 11% em fevereiro sobre janeiro

Com o desempenho das vendas parciais do março, o primeiro trimestre encerrou com 5,3 mil ônibus emplacados, volume 28% inferior ao anotado um ano antes, de 7,3 mil unidades.


Foto: Leon Rodrigues-Secom

Últimos posts por Décio Costa (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás