Indústria

União Europeia vende 5,2% menos automóveis em março

Negócios com elétricos a bateria recuaram 11,3% na comparação com igual mês do ano passado.

O mercado de veículos novos derrapou feio nos países da União Europeia no mês passado. Segundo apurou a Acea, Associação dos Contrutores Europeus de Automóveis, foram licenciadas na região perto de 1,1 milhão de unidades, um recuo de 5,2% frente ao mesmo mês de 2023.

A entidade pondera que o feriado de Páscoa prejudicou os negócios na maioria dos países do bloco, incluindo os maiores polos ocnsumidores. Na  Alemanha, por exemplo, o declínio foi de 6,2%,  superior ao da Espanha (-4,7%), Itália (-3,7%) e França (-1,5%).

Apesar desse fraco desempenho em março, o saldo é positivo quando se observa o primeiro trimestre. Na comparação com igual período do ano passado, os licenciamentos cresceram 4,4%, atingindo quase 2,8 milhões de unidades. França e Itália apresentaram a maior evolução, 5,7%, ante 4,2% da Alemanha e 3,1% da Espanha.

Dentre os diversos segmentos, os carros elétricos a bateria tiveram a maior queda em março. As vendas de 134,4 mil unidades representram recuo de 11,3% na comparação com o mesmo mês de 2023.

Contribuiu fortemente para o resultado negativo a Alemanha, maior mercado da região, que registrou vendas 28,9% menores: de 44,1 mil no ano passado para 31,4 mil.

O primeiro trimestre de 2024, entretanto, acumulou 333 mil licenciamentos de veículos a bateria, aumento de 3,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Mas o avanço foi muito mais significativo no caso dos híbridos plug-in (204 mil), que cresceram 7,5%, e especialmente dos híbridos, cujas vendas ultrapassaram 801 mil unidades, 19,7% a mais.

Março foi cenário para uma mudança na composição do mercado: a participação dos carros elétricos a bateria caiu para 13%, enquanto a dos híbridos subiu para 29% e a dos híbridos plug-in ficaram em 7,1%. Modelos gasolina e diesel somaram 47,8% das vendas.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás