Empresa

Volvo e TMA juntas em novo projeto de caminhão autônomo

Modelo baseado no FMX, em exposição na Agrishow 2024, chega para atender nova medida de distanciamento das linhas de plantio da cana-de-açúcar

A Volvo e a TMA, empresa de Ribeirão Preto (SP) especializada na mecanização do segmento sucroalcooleiro, somaram capacidades para desenvolver um novo caminhão autônomo  de nível 2 para o transbordo da cana-de-açúcar na colheita. O modelo, batizado de Stark, tem como base o FMX 8×4 380. O projeto, de acordo Jeseniel Valerio, gerente da engenharia de Vendas da Volvo Caminhões, nasceu a partir da adoção de um novo distanciamento entre as linhas do plantio da cana. “O produtor entendeu que a nova faixa de cultivo possibilita maior produtividade.”

No projeto, apresentado na Agrishow 2024, a Volvo prepara o caminhão para receber a tecnologia autônoma e as adaptações feitas pela TMA. O caminhão, então, com capacidade para 22 toneladas de peso bruto total (PBT), ganha bitola de três metros, pneus flutuantes e caixa de carga para 50 m³. A novidade substitui o autônomo de transbordo anterior, baseado no VM e pioneiro no País, lançado em 2017.

LEIA MAIS

→Volvo mostra primeiro caminhão autônomo do País

→Volvo faz a primeira entrega comercial de caminhões autônomos

A solução autônoma para o transbordo de cana utiliza tecnologia de georreferenciamento, proporcionando alta precisão na direção. No campo, o veículo evita esmagar os brotos remanescentes, o que garante mais produtividade na colheita seguinte.

Segundo a TMA, responsável também pela venda do veículo, o caminhão é mais caro que o transbordo convencional feito com trator, mas a velocidade da operação, a economia de combustível e a perspectiva de uma safra posterior mais produtiva compensa o investimento. A empresa fala em capacidade de 200 a 300 unidades por ano.


Foto: TMA/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás