Incluindo também as motobombas, são 20 equipamentos utilizando gás ao invés de diesel

Empresa subsidiária da Tupy, a MWM fechou parceria estratégica com a Cocal, que atua no setor sucroenergético do oeste paulista, para realizar uma transformação inovadora em caminhões e motobombas movidos a diesel para biometano.
“Além da redução do impacto ambiental, há outros benefícios como a simplificação da manutenção e reposição de peças, com cerca de 85% dos componentes idênticos aos utilizados nos motores a diesel. E a similaridade no consumo, torque e potência garante desempenho e eficiência “, explica Cristian Malevic, diretor de Descarbonização da MWM.
LEIA MAIS
→VW utilizará biometano nas fábricas de SBC e Taubaté
→New Holland lança trator a biometano no Brasil
A Cocal conta agora com 20 equipamentos com motores que utiliam exclusivamente o biometano como combustível, oferecendo potências entre 220 e 330 cv.
O combustível utilizado é produzido de maneira sustentável, proveniente dos resíduos da cana (vinhaça e torta de filtro) que são transformados na planta de biogás da Cocal, localizada em Narandiba, SP.
O gás renovável é distribuído para os clientes por meio de carretas ou gasoduto e, simultaneamente, integra a frota da empresa, contribuindo para a redução do consumo de diesel durante a safra.
“Nosso principal desafio na utilização de equipamentos a biometano no campo está na autonomia e logística de abastecimento. Por isso, estamos ao lado da MWM para buscar soluções que viabilizem cada vez mais a operação em larga escala”, comenta o diretor agrícola da Cocal, Jurandir de Oliveira.
Ele informa, ainda, que na última safra, encerrada em março, a Cocal atingiu o consumo total de 685 mil m³ de biometano na própria frota – o equivalente a 1.900 toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas na atmosfera.
Foto: Divulgação/MWM
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo