Empresa

Carlos Tavares pede estabilidade de regras para a descarbonização mundial

CEO da Stellantis desconfia da eficácia de tarifas elevadas de importação para carros chineses

A Stellantis realizou nesta quinta-feira, 13, em Auburn Hills, Estados Unidos, o Investor Day 2024. No encontro, Carlos Tavares, CEO da montadora que reúne quatorze marcas de automóveis e comerciais leves enfocou sobretudo operações e mercados da Europa e Estados Unidos, além da China, onde a empresa recém-estabeleceu parceria com a startup Leapmotor para acelerar a oferta de carros elétricos baratos mundo afora.

Após o evento, em entrevista coletiva com jornalistas de todo o mundo, Tavares foi questionado especialmente sobre as recém-elevadas tarifas de importação de carros elétricos chineses para os Estados Unidos e Europa.

O executivo mostrou-se desconfiado da eficácia de tributação elevada, que no caso do mercado norte-americano é de 100% e para os países europeus pode chegar a 38%. “Somos uma empresa global e, portanto, exposta no mundo à competição dos fabricantes chineses. Preferimos competir em vez de ouvir que estamos sendo protegidos”, afirmou.

LEIA MAIS

→ Depois dos Estados Unidos, União Europeia eleva taxação sobre veículos chineses

Tavares reclamou, sobretudo, de frequente mudanças de regras para descarbonização em vários mercados e cobrou os governos. “Peço aos políticos estabilidade nas regulações. Se continuarem mudando as regras, os prazos para investimento aumentarão”, ponderou.

Nas quase duas centenas de slides que apoiaram as explanações dos altos executivos da montadora no Investor Day, dentre eles Antonio Filosa, que comandou a empresa na América do Sul e hoje responde mundialmente pela Jeep, os maiores destaques couberam exatamente à histórica marca de utilitários esportivos, à RAM e Peugeot.

Fiat sobre plataforma Smart Car na América do Sul

A América do Sul, onde a montadora lidera as vendas de veículos desde sua criação, em 2021, e detém fatia próxima de 23% este ano, com 333 mil veículos entregues, passoulonge das atenções, ainda que a região seja destino de fortes investimentos do grupo e base de desenvolvimento de tecnologias como os motores híbridos flex que chegarão ao mercado brasileiro ainda este ano.

Curiosamente, a notícia mais relevante para a região saiu de uma lâmina com um cronograma de lançamentos entre 2023 e 2026. Lá aparece um Fiat a ser fabricado por volta  de 2026 sobre a plataformaSmat Car, já adotada nos modelos Citroën fabricados em Porto Real, RJ, unidade que receberá R$ 3 bilhões em investimentos até 2030 e que produzirá um carro totalmente novo.

Outro cronograma exibido no encontro revelou que os Jeep Compass e Renegade ganharão novas gerações eletrificadas nos Estados Unidos em 2026 e 2027.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Diretoria de Gente e Gestão, a novidade da HPE no Brasil

Naasson Almeida assume o novo cargo a partir de 1º de maio

% dias atrás

Auto Viação Progresso renova frota com Volvo e Marcopolo

Transporte de passageiros

% dias atrás

ID.Polo é a peça de resistência da VW contra as chinesas na Europa

Hatch elétrico tem preços a partir de € 25 mil e versão com 454 km…

% dias atrás

Venda de veículos comerciais na Europa chega em alta de 3% ao fim do 1º trimestre

Acea avalia como um movimento de recuperação ainda que a base baixa contribua com o…

% dias atrás

Segurança e Conectividade em debate no seminário da AEA

O macrotema do evento é “Segurança conectada: inovação e responsabilidade na estrada do futuro”

% dias atrás

Salão de Pequim: centro de gravidade da indústria por seu gigantismo.

Os chineses superaram a fase de inspiração, às vezes simples cópias descaradas, para criar seus…

% dias atrás