Empresa

Eaton apresenta nova linha de transmissões automotizadas para montadoras

Empresa está investindo R$ 800 milhões em P&D e inovações em suas fábricas brasileiras

A Eaton promoveu esta semana o evento Eaton Experience 2024, destinado a montadoras e clientes do setor automotivo e que teve por foco a apresentação da sua nova linha de transmissões automatizadas, a Advantor, com opções de 6, 8 e 10 velocidades para caminhões e ônibus.

O presidente da Eaton do Brasil e do Grupo Mobility e Corporativo da América do Sul, Antônio Galvão, informou que o lançamento integra ciclo de investimento de R$ 800 milhões no País, com foco em novos produtos e inovações fabris.

No caso da nova linha, a empresa realizou encontros exclusivos com cada montadora de pesados para apresentar as transmissões e negociar fornecimentos desses futuro.

O executivo informou que a Eaton conseguiu nacionalizar 70% da linha Advantor, passando a contar com fornecedores locais para itens antes importados, caso dos quatro componentes comum da automação da nova série, o freio de inércia, o atuador de embreagem linear pneumático, a unidade eletrônica de controle e o atuador XY.

Galvão explicou que as novas transmissões devem chegar efetivamente ao mercado a partir do ano que vem: “Primeiro temos de fechar o negócio para depois definir a calibração de acordo com o veiculo que receberá o componente. A partir desse processo é que começa a produção em série”.

Ainda de acordo com informações do presidente da Eaton Brasil, a empresa tem planos de nacionalizar componentes destinados a veículos elétricos, mas ainda não há data definida com relação a tais projetos: “A nacionalização nesse caso depende de volume de produção e venda dos veículos que vão incorporar as novas tecnologias”.

Eaton Experiente 2024

Desenvolvida no Brasil com apoio da engenhaia global, a linha Advantor foi mostrada para a imprensa nesta quinta-feira, 13, em reunião que marcou o encerramento do evento Eaton Experience 2024.

Embora projetada para atender as demandas específicas das frotas brasileiras de veículos comerciais urbanos, estradeiros e vocacionais, a nova linha futuramente também será lançada em outros mercado.

A solução desenvolvida pelos engenheiros da Eaton possibilita economias de combustível que variam de 10% a 20% dependendo da aplicação quando comparada às transmissões manuais e automáticas.

As três versões da linha são a Advantor-6, desenvolvida para o mercado de caminhões leves e micro-ônibus, a Advantor-10, destinada ao segmento de caminhões semipesados, e a Advantor-8, que equipará ônibus médios.

“Mais uma vez damos um largo passo rumo ao futuro e às soluções automatizadas, que entregam mais eficiência, durabilidade, segurança e conforto para aplicação em veículos comerciais”, destaca Galvão. O desenvolvimento da linha Advantor foi conduzido com o know-how profundo dos engenheiros do nosso Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil considerando as características e necessidades do mercado automotivo do nosso País”.


Foto: Divulgação/Eaton

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Shark é o tiro n’água da BYD no Brasil

Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos

% dias atrás

Fenabrave espera público recorde na 34ª edição do seu encontro anual

O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…

% dias atrás

BMW inicia pré-venda do novo iX3 no Brasil

Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…

% dias atrás

O mercado vai crescer. Mas isso não significa que haverá espaço para todos.

Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…

% dias atrás

Financiamento de veículos tem melhor primeiro semestre em 18 anos, aponta B3

Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…

% dias atrás

Pablo Di Si vai para a Stellantis como responsável mundial de desempenho

Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo

% dias atrás