Indústria

Eletrificados já representam 40% das vendas globais da Toyota

Montadora negociou, no total, 5,16 milhões no primeiro semestre, 4,7% menos

A Toyota negociou 5,16 milhões de veículos no primeiro semestre, 4,7% abaixo do volume registrado mundialmente no mesmo período do ano passado. Ainda assim, considerando as vendas de todas as marcas da empresa, como Daihatsu e Hino, manteve-se à frente da Grupo Volkswagen e segue como o maior produtor global pelo quinto ano consecutivo.

A queda no balanço dos primeiros seis meses deste ano pode ser creditada, em boa medida, a paralisações justamente na produção da Daihatsu, conhecida pelos seus carros compactos, que não conseguiu driblar os efeitos do escândalo de manipulação de testes de segurança revelados no encerramento no ano passado. As vendas globais da marca despencaram 49%, para 210,9 mil unidades

Dupla responsável pela maior parte dos negócios, Toyota e Lexus caíram menos do que a média do grupo. Somadas, alcançaram 4,89 milhões de veículos, recuo de somente 0,9%, com desempenho acelerado na América do Norte e na Europa que quase compensou o ritmo mais lento dos negócios na Ásia.

LEIA MAIS

→ Toyota tem planos de montar baterias no Brasil

Toyota, Subaru e Mazda desenvolverão motores a combustão mais limpos e compactos

Do total, veículos eletrificados responderam por quase 2,1 milhões de unidades, quase 40%. Com crescimento de 22%, os híbridos convencionais somaram 1,95 milhão de veículos, aumento de 20%.

Já os híbridos plug-in avançaram 35%, mas sobre uma base muito pequena, e chegaram a 73 mil unidades, mesmo volume registrado pelos elétricos a bateria.

Elétricos a célula de combustível seguem quase ainda como uma curiosidade. Em seis meses, foram negociadas somente 1,1 mil unidades,  recuo de 52% na comparação com 2023.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Governo lança Move Brasil 2 com crédito de R$ 21,2 bilhões

Foram incluídos ônibus e implementos, com oferta de carência maior, de 12 meses, para autônomos

% dias atrás

Mais de 500 mil unidades depois, Kwid segue como maior pilar de vendas da Renault

Modelo de entrada responde por 60% dos licenciamentos da marca

% dias atrás

Em março, México supera EUA na compra de autopeças brasileiras

Exportações para a Argentina e Estados Unidos despencaram no mês e no trimestre

% dias atrás

Stellantis volta ao lucro no primeiro trimestre

Receita líquida também cresceu: passou a € 38,1 bilhões, 6% a mais do que em…

% dias atrás

Scania encaminha produção em série da nova cabine Longline

Primeiras entregas estão previstas para os mercados europeus no segundo semestre

% dias atrás

Diretoria de Gente e Gestão, a novidade da HPE no Brasil

Naasson Almeida assume o novo cargo a partir de 1º de maio

% dias atrás