Veículos para o transporte urbano de carga chegarão à Europa a partir de 2026

Historicamente forte e com frequentes investimentos em produtos no segmento de comerciais leves na Europa, a Renault prepara um pacote de lançamentos com o qual pretende se manter à frente da concorrência também nos próximos anos.
Nesta segunda-feira, 10, a montadora francesa anunciou que colocará no mercado, a partir de 2026, os modelos elétricos Estafette, Goelette e Trafic, os três movidos a bateria e que serão produzidos na fábrica de Sandouville, França. A marca, entretanto, não antecipou ainda as principais características técnicas.
O trio de comerciais leves foi desenvolvido pela Flexis, joint venture do Grupo Renault com a Volvo, e concebido sobre a plataforma “skate” com a arquitetura SDV, que, segundo a Renault, permite avanço significativo na concepção de veículos inteligentes, com diversas possibilidades de personalização, além de modularidade e custos de operação reduzido.
O Trafic E-Tech será a quarta geração do furgão lançado já no distante 1980 e que acumulou mais de 2,5 milhões de unidades vendidas em dezenas de países.
Além do desenho futurista, chamam a atenção nas primeiras fotos do modelo as rodas posicionadas nos cantos, o balanço dianteiro curto e a grande distância entre eixos, que permitem mais espaço para ocupantes e especialmente para carga.
LEIA MAIS
→ Renault Sandero (ou Stepway) finalmente sai de cena
→ Renault cresceu 1,8% nas vendas mundiais em 2024
→ Vendas confirmam “tiro certo” da Renault com o Kardian
Já o Goelette E-Tech é um resgate de produto fabricado ao longo de uma década a partir de 1956. Atenderá mais diretamente ao transporte mais frequente de pequenas cargas urbanas. Será oferecido nas configurações chassi cabine, box e basculante.
Outra retomada de um produto que acumulou meio milhão de unidades produzidas entre os anos 60 e 80, o Estafette E-Tech, modelo tem 5,27m de comprimento, 1,92m de largura, e 2,60 m de altura.
Uma de suas características é a porta lateral deslizante com estribo integrado, o grande para-brisa panorâmico de três peças para maior visibilidade, a assinatura luminosa na dianteira e porta traseira enrolável que otimiza o espaço para a carga.
Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados
Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante
Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…
Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista