A nomeação de um gestor contratado marca novo momento na história da entidade das montadoras

Como já era esperado, a Anfavea confirma Igor Calvet como seu novo presidente executivo, parte do processo de profissionalização da entidade anunciado em meados do ano passado.
Como diretor executivo, já havia a expectativa de que ele seria contratado para liderar a associação a partir de abril, quando termina o mandato de Márcio de Lima Leite, o último ligado a uma montadora, no caso a Stellantis, a ocupar o cargo de presidente.
LEIA MAIS
→Na nova estrutura, Anfavea terá Conselho de CEOs de montadoras
→Lima Leite confirma estudos para profissionalização da Anfavea
O processo de transição já em andamento e que envolve também os vice-presidentes se encerra no dia 21 de abril, quando Lima Leite deixa a função.
“Essa mudança representa um avanço fundamental na governança da Anfavea”, avalia o executivo que assumiu a entidade em abril de 2022. “A decisão de nomear um presidente executivo de mercado reforça nosso compromisso com a sua profissionalização e modernização, fortalecendo nossa representatividade e aprimorando o diálogo com os diferentes interlocutores do setor automotivo e do governo”.
Na nova estrutura da Anfavea, haverá um Conselho de CEOs de montadoras, ao qual caberá referendar as principais decisões da entidade.
A gestão profissional representa uma ruptura total com o esquema vigente desde a fundação da associação em 1956. Executivos de montadoras se revezavam no cargo, com rodízio entre as marcas veteranas Fiat, General Motors, Volkswagen, Ford e Mercedes-Benz.
As chamadas newcommers, que chegaram ao País nos anos 1990, como Renault, nunca conseguiram chegar à presidência da Anfavea.
Carreira no governo
Na entidade das montadoras desde 2023, Igor Calvet atuou no MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e na ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, acumulando conhecimento estratégico sobre o setor.
Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre e doutorando em Ciências Políticas pela mesma instituição.
Conforme comunicado da Anfavea, sua trajetória combina experiência no setor público e articulação institucional, atributos fundamentais para fortalecer a representatividade da entidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria automotiva no Brasil.
“A Anfavea tem um papel fundamental na construção de políticas públicas que impactam diretamente o setor automotivo e a economia brasileira. Estou honrado em assumir essa posição e comprometido em intensificar o diálogo com o governo e com todo o setor, buscar soluções para os desafios do setor e apoiar a inovação e a competitividade da indústria nacional”, comentou Calvet ao ser confirmado para o novo cargo.
Foto: DivulgaçãoAnfavea
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas