Conceito de design da Kia orienta não só a identidade visual dos veículos, mas também os compromissos da marca com o cliente

Em 2021, a Kia Corporation começou a escrever um novo capítulo de seus 80 anos de história que tem se mostrado como mais uma etapa de força e sucesso. Como parte da estratégia de transformação da marca, os projetos passaram a ser orientados pela nova filosofia de design da Kia “Opostos Unidos”. A nova abordagem, criada por Karim Habib, Head global de Design da Kia, procura harmonizar contrastes para construir produtos inovadores e emocionais.
A filosofia se estrutura na ideia de combinar as formas orgânicas da natureza e a tecnologia. Busca entregar um produto funcional sem deixar de proporcionar emoção e bem-estar. Aplicado aos veículos, “Opostos Unidos” se propõe a transmitir modernidade enquanto preserva atributos tradicionais como praticidade e acessibilidade.
Elementos funcionais e design sofisticado
De acordo com a empresa, o resultado dá forma a um conjunto de tecnologias avançadas e funcionalidades, mas que mantém conexão com o ser humano e o ambiente. “O conceito ressalta e combina opostos entre elementos funcionais e design sofisticado, que proporciona não só contraste visual, mas também entre as texturas dos materiais utilizados”, define o vice-presidente executivo e chefe de Design global da Kia.
A proposta de fundir os contrastes fica mais evidente em recentes lançamentos, inclusive para o Brasil, como os elétricos EV5 e EV9, este último premiado na edição 2024 com o Car Design Award, considerado Oscar do setor automotivo na categoria “Linguagem de Design da Marca.”
Os modelos reúnem em doses exatas estética e funcionalidade, além de reforçar a identidade da marca de maneira peculiar. Também se alinham aos esforços da empresa em direção à eletrificação e à mobilidade sustentável.
Nascidos elétricos, os modelos consolidam valores tradicionais enquanto abrem portas para o futuro. “São veículos que entregam conforto, conveniências, espaço interno e visual atraente, mas também conectividade, tecnologias avançadas e sustentabilidade. O interior traz ao menos dez itens obrigatórios feitos de material reciclado ou reciclável”, observa Rafael Delcole, gerente de produto da Kia Brasil.
Soma-se à proposta do conceito “Opostos Unidos” a presença de recursos que garantem novas experiências em mobilidade, desde as tecnologias de assistência de condução e segurança ativa aos comandos sensíveis ao toque incorporado no próprio material de acabamento.
Fotos: Divulgação Kia Brasil
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista
Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética
Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto
Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência
Transporte público coletivo