Produto

Fiat Grande Panda (ou Uno) será fabricado aqui em 2026

Hatch é candidato a veículo mais vendido da marca em todo o mundo, no entender do CEO global Olivier Francois

 O CEO global da marca Fiat, Olivier Francois, confirmou o Grande Panda como carro mundial da marca, o primeiro a receber essa qualificação desde o Palio, produzido primeiramente no Brasil, a partir de 1996, e depois montado em outras operações da empresa na Europa, África e Ásia.

O dirigente sinaliza que o modelo compacto, lançado na Europa há cerca de dois meses, é candidato a deter o título de carro mais vendido da marca no mundo, inclusive na América do Sul, conforme a publicação especializada Automotive News Europe.

Na prática, portanto, François confirma o que era quase certo: a fabricação do Grande Panda no Brasil, principal polo produtor e consumidor da Stellantis na região. No mercado brasileiro, deve ocupar os lugares do Argo e Mobi no portfólio de produtos. Os hatches lançados há cerca de oito anos pouco evoluíram desde então.

Exemplares do Grande Panda inclusive já foram vistos rodando camuflados pelo País, onde pode adotar o histórico e consagrado nome Uno ou até mesmo Argo.

O modelo de 4 metros de comprimento e capacidade para 5 ocupantes é fabricado sobre a plataforma multienergia Smart Car, também conhecida como STLA Small, e vendido na Europa com motorização híbrida ou elétrica.

LEIA MAIS

→ No Top 5, três Fiat e dois Volkswagen

→ Fiat Argo acumula venda de 550 mil unidades no Brasil

Ele foi apresentado em meados do ano passado, porém então com a promessa de oferta restrita à Europa, Oriente Médio e África. Mas a própria Fiat adiantou, em evento a investidores na época, que programara veículo para operação brasileira com a STLA Small ainda em 2026.

François também já havia adiantado durante a apresentação do Grande Panda: “A Fiat inicia agora a sua transição para plataformas globais comuns que cobrem todas as regiões do mundo!”.

O novo hatch, na verdade, é o primeiro membro de uma família de quatro modelos. A marca italiana tem no cronograma o lançamento dos outros três até 2027, no máximo 2028. Pelas imagens dos veículos mostrados como conceitos é clara a identificação com a linha hoje oferecida e fabricada no Brasil.

Além do Grande Panda, há uma picape compacta, um SUV cupê e um utilitário esportivo médio, como o Citroën C3 Aircross, fabricado aqui sobre a plataforma CMP, original da PSA, mas que serviu de base para a própria STLA Small.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Stellantis volta ao lucro no primeiro trimestre

Receita líquida também cresceu: passou a € 38,1 bilhões, 6% a mais do que em…

% dias atrás

Scania encaminha produção em série da nova cabine Longline

Primeiras entregas estão previstas para os mercados europeus no segundo semestre

% dias atrás

Diretoria de Gente e Gestão, a novidade da HPE no Brasil

Naasson Almeida assume o novo cargo a partir de 1º de maio

% dias atrás

Auto Viação Progresso renova frota com Volvo e Marcopolo

Transporte de passageiros

% dias atrás

ID.Polo é a peça de resistência da VW contra as chinesas na Europa

Hatch elétrico tem preços a partir de € 25 mil e versão com 454 km…

% dias atrás

Venda de veículos comerciais na Europa chega em alta de 3% ao fim do 1º trimestre

Acea avalia como um movimento de recuperação ainda que a base baixa contribua com o…

% dias atrás