Indústria

Produção de caminhões fecha o bimestre em alta de 10,5%

Apesar do resultado positivo, Anfavea acende sinais de alerta devido ao aumento nos custos do financiamento e operacionais

As linhas de produção de caminhões estiveram aceleradas no mês passado com a produção de 11.990 unidades, 48,9% acima de janeiro (8.041) e 17,9% superior ao volume de fevereiro do ano passado (10.162). Com a soma dos primeiros meses, as fabricantes montaram 20.011 caminhões, crescimento de 10,5% sobre o registrado há um ano (18.103)

O resultado certamente representa uma expansão importante, ainda que no primeiro bimestre do ano passado, o transportador começava efetivamente a absorver a mudança na legislação para o Proconve P8 ocorrida em 2023. Agora, apesar da variação positiva o cenário inspira preocupação.

LEIA MAIS

→Produção de pesados confirma retomada de caminhões e ônibus

→Volvo projeta mercado de caminhões acima de 16 toneladas 10% menor

De acordo com Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, os volumes de agora são de uma produção já definida há alguns meses, com o efeito da Fenatran, e que também aparecem na alta do mercado.

“Há forças positivas, como o crescimento do PIB e o Agronegócio, mas o aumento nos custos do financiamento com alta dos juros, e nos gastos operacionais, com preço do diesel mais caro, muitas vezes a conta não fecha e o negócio deixa ser feito”, avaliou o dirigente durante apresentação do balanço do setor automotivo, na sexta-feira, 14.

Para Freitas, o ponto de atenção se apresenta na categoria de caminhões pesados, historicamente o motor do mercado. No primeiro bimestre, a produção ficou estável com leve alta de 0,4%, com 10.731 unidades produzidas, mas anotou queda nas vendas de 1,4% ao acumular 8.813 emplacamentos.

“A procura por caminhões existe. Por enquanto, são as categorias de leves e médios quem têm puxado o mercado. Reflexo do bom momento do varejo e do e-commerce, mas que também demandam veículos de menor valor se comparado ao do pesado. Temos de acompanhar para entender como vai evoluir.”


Foto: Alzira Rodrigues

Últimos posts por Décio Costa (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

Ricardo Porto passa a responder pelo financeiro da Cantu

Vitor Leme que seguirá à frente da unidade de negócios focada no varejo físico,

% dias atrás

Aumovio demitirá 4 mil funcionários até o fim do ano

Cortes atingirão especialmente as áreas de pesquisa e desenvolvimento

% dias atrás

Alexandre Mol é o novo presidente do Sindirepa Brasil

Entidade representa 118 mil oficinas espalhadas pelo Brasil

% dias atrás

Avallon investe R$ 2,5 milhões na blindagem do Lexus

Ação contempla os modelos NX 450h+Plug In, NX 350h F-Sport e NX 350h Luxur

% dias atrás

Após mostrar três modelos, Jetour revela seu 4º lançamento no Brasil

Será a versão 4x4 do SUV T2, que chega ao País primeiro na configuração 4x2,…

% dias atrás