Empresa

Case IH vê no etanol o melhor caminho para as máquinas agrícolas

São promissores os testes de campo realizados com uma colhedora de cana equipada com o propulsor FPT Cursor 13 do Ciclo Otto

Após obter resultados positivos nos testes em campo realizados no final do ano passado em uma das unidades da usina São Martinho, localizada em Pradópolis, SP, a Case IH reforça a aposta no uso de motor a etanol em máquinas agrícolas.

Os testes envolveram uma colhedora de cana de duas linhas da série Austoft 9000 equipada com o propulsor FPT Cursor 13, que tem por diferencial ser do Ciclo Otto, o mesmo utilizado em carros flex. A máquina voltará a campo no início da próxima colheita.

LEIA MAIS

Nas máquinas agrícolas, tempo mais ensolarado no início do ano

Consultoria vai mapear setor de máquinas agrícolas

Segundo Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para América Latina, o etanol tem se mostrado a melhor solução em propulsores alternativos, principalmente para o Brasil, por diversos fatores:

“É um combustível produzido por nossos clientes e amplamente utilizado no País e, justamente por isso, não demanda novos investimentos em infraestrutura e logística por parte dos produtores”.

Desenvolvido pela FPT Industrial, o motor Cursor 13 foi apresentado na Agrishow do ano passado e passou por testes de bancada antes de seguir para o campo.

Fábio Venturelli, CEO da São Martinho, avalia que o projeto pode transformar não apenas o setor sucroalcooleiro. “Acreditamos que tem potencial de ser uma transformação significativa no aspecto de pegada de carbono para toda a agricultura”.

De acordo com o vice-presidente da Case IH, os testes realizados no final do ano passado com o propulsor a etanol garantiram níveis similares de produtividade e eficiência que a versão a diesel, mesmo em canas de alta produtividade.

“Testamos outras versões e tecnologias no passado, mas não obtivemos os resultados promissores dessa versão. Durante essa safra continuaremos a testar e desenvolver o motor para chegar ao seu máximo potencial”, informou o executivo.

A empresa do Grupo CNH acredita que a colhedora de cana é apenas o início de um projeto que contará com um portfólio significativo de máquinas movidas pelo combustível:

“A Case IH aposta e acredita que o futuro das máquinas agrícolas é o etanol, um combustível sustentável, de fácil investimento por parte do produtor rural e que o Brasil é um dos grandes produtores”, reforma a empresa em comunicando sobre o projeto divulgado nesta sexta-feira, 21.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás