Indústria

Jovens peferem os elétricos, revela pesquisa da Nissan

Consultoria Economist Impact fez 3.750 entrevistas em 15 cidades, incluindo São Paulo

Em pesquisa conduzida pela consultoria Economist Impact em 15 cidades dos cinco continentes, incluindo São Paulo, a Nissan constatou que a preferência por possuir um veículo elétrico entre os jovens com 18 a 30 anos vai aumentar pelo menos 50% nos próximos dez anos.

“Os jovens urbanos têm conhecimentos sobre as novas tecnologias de eletrificação e metade dos pesquisados deixa claro que elas vão influenciar em suas escolhas de mobilidade”, constata o levantamento, revelando ainda que um terço dos 3.750 participantes espera dirigir um veículo elétrico próprio, sendo que a maior demanda aparece nas cidades emergentes.

LEIA MAIS

Eletrificados: Nissan investe em capacitação profissional.

Anfavea sobre eletrificados chineses: “Discussão está quente”.

Além de São Paulo, a pesquisa ouviu jovens de Bangkok, Copenhague, Londres, Los Angeles, Manila, Melbourne, Cidade do México, Nova Délhi, Nova York, Paris, Riad, Shanghai, Tóquio e Toronto.

“A constatação sobre a preferência das gerações mais jovens pelos veículos elétricos reforça o trabalho contínuo da Nissan em matéria de eletrificação e seu compromisso com soluções sustentáveis, para satisfazer necessidades em constante mudança”, destaca comunciado divulgado pela montadora na sexta-feira, 21.

De acordo com a pesquisa, 57% dos jovens que vivem em centros urbanos estão dispostos a mudar seus hábitos de transporte para reduzir sua pegada de carbono, enquanto que aqueles que vivem em cidades emergentes veem as preocupações ambientais como um tema urgente para suas escolhas de mobilidade.

Estima que a porcentagem de proprietários de veículos elétricos entre os pesquisados aumente dos 23% atuais para mais de 35% na próxima década. Nas cidades emergentes, 44% dos entrevistados prevêem dirigir seu próprio VE nos próximos cinco anos, em comparação com os 31% das cidades desenvolvidas.

“Este estudo explora como as gerações mais jovens imaginam o futuro da mobilidade, o que nos proporciona uma visão fundamental, pois as decisões que eles tomarão vão moldar diretamente o panorama da mobilidade, que está em constante mudança”, comenta Ritu Bhandari, diretora de Sustentabilidade da Região Ásia-Pacífico na consultoria Economist Impact.

Na avaliação do executivo, para que a mobilidade sustentável tenha êxito é necessário que as cidades equilibrem os objetivos ambientais com as prioridades reais dos usuários do trânsito, como a acessibilidade, a praticidade e a inclusão, o que requer soluções flexíveis e multimodais.

Lavanya Wadgaonkar, vice-presidente corporativa de Comunicação Global na Nissan, diz que a pesquisa reafirma a crescente demanda pela eletrificação e a necessidade de aumentar a conscientização, mas o sucesso de longo prazo depende de fazer com que a adoção de veículos elétricos seja fluida, prática e rentável:

“Na Nissan, utilizamos os estudos e a inovação baseados em dados para preencher lacunas, garantindo que a eletrificação não seja apenas uma opção, mas um componente-chave no ecossistema da mobilidade”, conclui Lavanya.


Foto: Divulgação/Nissan

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova portaria do Mover alia Brasil às tendências globais

Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética

% dias atrás

Maru Escobedo assume BMW Group na América Latina

Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto

% dias atrás

Jeep Compass ganha motor Hurricane Turboflex 2.0

Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência

% dias atrás

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

Ricardo Porto passa a responder pelo financeiro da Cantu

Vitor Leme que seguirá à frente da unidade de negócios focada no varejo físico,

% dias atrás

Aumovio demitirá 4 mil funcionários até o fim do ano

Cortes atingirão especialmente as áreas de pesquisa e desenvolvimento

% dias atrás