Empresa será responsável por produção de componentes estruturais, fundição, usinagem e montagem de cabeçotes para duas fabricantes

A Tupy anuncia contratos de fornecimentos para duas montadoras de caminhões do País com oferta de motor 13 litros, que segundo a multinacional brasileira, juntas detém 50% do mercado na categoria.
A empresa informa que será responsável pelo desenvolvimento e produção de componentes estruturais, como também se encarregará da fundição, usinagem e pré-montagem de cabeçotes de motor com início em 2027. Um segundo projeto, previsto para partir de 2028, também produzirá o bloco de motor.
LEIA MAIS
→Marcas do Grupo Traton terão plataformas comuns
→Tupy irá produzir biometano em parceria com a Seara
→MWM cria linha exclusiva para produzir motores MAN
A empresa estima que os contratos gerem receita adicional de R$ 250 milhões por ano. O movimento aumenta o conteúdo local, com a substituição de peças importadas.
A Tupy não confirma, mas cabe lembrar que a MWM, hoje controlada pela multinacional, é a responsável pelo fornecimento de motores MAN presentes em alguns modelos da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Depois, em 2022, o Grupo Traton, dono da VWCO, MAN e Scania, revelou planos de sinergia, nos quais a nova geração de motor de 13 litros, desenvolvido Scania, seria a base comum para as outras marcas da companhia.
Foto: Divulgação MWM
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…