Mercado

Desempenho das entregas de caminhões pesados começa a preocupar

Principal motor do mercado, categoria perde força mesmo diante da estimativa de safra robusta

Um sinal de alerta acendeu no mercado de caminhões ao fim do primeiro trimestre com a trajetória de queda nas entregas da categoria de pesados, tradicional alavanca das vendas do segmento, com frequente participação acima de 50% no volume total.

Conforme os dados da Anfavea, no confronto entre os acumulados interanuais a principal categoria para as aplicações de longas distâncias rodoviárias começou com alta de 7,9% com 4.831 pesados emplacados, encerrou o primeiro bimestre com leve baixa de 1,4% com 8.694 unidades e termina os três primeiros meses em declínio de 7%, de 14.124 caminhões para 13.129.

LEIA MAIS

→Mercado de caminhões segue aquecido com alta de 5% no 1º trimestre

→Volvo projeta mercado de caminhões acima de 16 toneladas 10% menor

“O desempenho desenha uma tendência preocupante, afinal, há uma expectativa de safra recorde que não tem se refletido nas compras”, alerta Igor Cavet, atual diretor executivo e próximo presidente da Anfavea, durante apresentação do balanço do setor automotivo na terça-feira, 8.

“O cenário inseguro com alta nas taxas de juros, preço de commodities mesmo atrativo e aumentos nos custos operacionais têm postergado o investimento até agora.”

Embora aponte movimento de arrefecimento na categoria de pesados, o mercado de caminhões ainda trafega em terreno positivo. No acumulado até março, as 27.749 unidades emplacadas representaram alta de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado (26.480), resultado sustentado pelo crescimento nas vendas de semipesados, médios e leves, com altas de 22,3% (8.351), 14,1% (2.290) e 27,8% (2.523), respectivamente.


Foto: Divulgação Scania

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Tera completa um ano como sucesso de vendas

SUV da Volkswagen já tem mais de 80 mil unidades licenciadas e ampliou a participação…

% dias atrás

Stellantis abre 1,5 mil vagas distribuídas nas unidades mineiras e fluminense

Oportunidades preparam a produção de novos modelos da Fiat e da Jeep

% dias atrás

Audi abre pré-venda dos modelos A5 Avant e A6 Avant e-tron

Com preços a partir de, respectivamente, R$ 475 mil e R$ 490 mil, entregas serão…

% dias atrás

Randon conquista a Indonésia como mercado de exportação

Estreia começa com embarques de semirreboques para aplicação canavieira

% dias atrás

Renault inicia produção do Boreal na Turquia com versão híbrida

Fabricado até então apenas no Brasil, SUV passará a ser vendido no Leste Europeu, Oriente…

% dias atrás