As vendas diretas responderam por 47,8% dos licenciamentos de automóveis e comerciais leves no primeiro quadrimestre, 2,5 pontos porcentuais a mais do que em igual período do ano passado.

O peso dessa modalidade de negociação, entretanto, tem sido consideravelmente maior no caso de alguns modelos. Dos dez veículos mais vendidos no Brasil de janeiro a abril, nada menos do que cinco têm índices bem superiores. Alguns têm negócios no varejo com praticamente participações marginais.

É o caso do compacto Fiat Mobi. De cada dez unidades vendidas do hatch, nove foram por meio de negociação direta. O hatch da Fiat alcançou um total de 20,4 mil licenciamentos, 18,7 mil por meio das vendas diretas.

Participação das vendas diretas nos dez veículos mais negociados (jan/abril)

Fiat Mobi92%
Fiat Argo74%
Fiat Strada65%
Volkswagen Polo56%
Hyundai HB2047%
Volkswagen T-Cross45%
Chevrolet Onix40%
Corolla Cross33%
Honda HR-V12%
Hyundai Creta12%


Outros representantes da Fiat também estão entre os veículos mais dependentes da modalidade. O Argo teve 74% das cerca de 20,8 mil unidades negociadas diretamente, enquanto na Strada, líder do mercado com 39,3 mil licenciamentos nos primeiros quatro meses, a participação chegou a 65%.

O Volkswagen Polo, carro de passeio mais vendido, também ficou acima da média do mercado. Perto de 18,4 mil das 32,8 mil unidades emplacadas deveram-se às vendas diretas, 56%.

Dos cinco modelos restantes do top 10 do mercado nacional, o Hyundai HB20 é o único que iguala praticamente a média, com 47% de 21,3 mil unidades negociadas. O Volkswagen T-Cross ficou próximo, 45% de 26,5 mil veículos entregues.

HR-V: só 12% negociados diretamente.

O Chevrolet Onix teve quase 8,6 mil licenciamentos, 40% do total de 21,5 mil unidades, efetuados após negociação direta, enquanto a fatia do Toyota Corolla Cross limitou-se a 33%, somente 6,3 mil unidades.

Honda HR-V e Hyundai Creta, dois dos quatro SUVs presentes entre os dez modelos mais vendidos no País em 2025, são os veículos que menos dependem de um “CNPJ” para chegar às ruas.

A relação é praticamente a inversa do que a verificada no caso do Fiat Mobi. Somente 12%: 2,3 mil unidades do Honda e 2,2 mil do Hyundai, ambos com total de 19,4 mil licenciamentos.


Foto: Divulgação

 

George Guimarães
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