Indústria

Em Seminário, AEA lança White Paper Cybersecurity 2025

Documento analisa regulamentações nacionais e internacionais já em vigor e os desafios a serem enfrentados no Brasil

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, aproveitou o Seminário AEA de Segurança e Conectividade, realizado na semana passada na capital paulista, para lançar o White Paper Cybersecurity 2025.

O documento foi elaborado de forma colaborativa, com divisão de capítulos entre autores, discussões em grupo e participação de especialistas convidados em temas como infraestrutura segura, pentesting e segurança de sistemas embarcados.

LEIA MAIS

Marcus Vinicius Aguiar é reeleito presidente da AEA

O estudo resgata a trajetória da cibersegurança desde os primeiros vírus computacionais até os desafios contemporâneos de proteção dos veículos conectados, automatizados e definidos por software (os chamados Software-Defined Vehicles – SDVs).

Na abertura do seminário, o vice-presidente da AEA, Everton Lopes ressaltou que a conectividade deixou de ser algo distante e hoje está no centro da estratégia das empresas, da indústria e das regulamentações.

“Veículos que se comunicam entre si, com o ambiente e com os usuários representam grandes desafios, mas também oportunidades extraordinárias. Esses debates são essenciais para que possamos construir propostas de regulamentações sólidas, aplicáveis e capazes de reduzir acidentes e salvar vidas”, afirmou o engenheiro.

Enfim, foi ressaltado na ocasião que em um cenário no qual os veículos possuem milhões de linhas de código e múltiplas interfaces com o ambiente externo, garantir a segurança digital se torna tão importante quanto assegurar o funcionamento mecânico.

Entre os principais pontos do documento, destaca-se a diferenciação entre segurança cibernética e segurança funcional — dois conceitos distintos, mas complementares:

  • A segurança cibernética trata de ameaças intencionais, como ataques planejados por indivíduos ou grupos. O foco está em entender quem representa o risco, suas motivações e impactos. Busca-se garantir a confidencialidade, integridade e autenticidade dos dados.
  • Já a segurança funcional aborda falhas não intencionais dos sistemas elétricos e eletrônicos. Avalia como essas falhas ocorrem e seus impactos, com o objetivo de assegurar a integridade e consistência do funcionamento dos sistemas.

O White Paper Cybersecurity 2025 também analisa regulamentações nacionais e internacionais já em vigor, os impactos dessas implementações em outros mercados e os desafios a serem enfrentados no Brasil.


Foto: Divilgação/AEA

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

Ricardo Porto passa a responder pelo financeiro da Cantu

Vitor Leme que seguirá à frente da unidade de negócios focada no varejo físico,

% dias atrás

Aumovio demitirá 4 mil funcionários até o fim do ano

Cortes atingirão especialmente as áreas de pesquisa e desenvolvimento

% dias atrás

Alexandre Mol é o novo presidente do Sindirepa Brasil

Entidade representa 118 mil oficinas espalhadas pelo Brasil

% dias atrás

Avallon investe R$ 2,5 milhões na blindagem do Lexus

Ação contempla os modelos NX 450h+Plug In, NX 350h F-Sport e NX 350h Luxur

% dias atrás

Após mostrar três modelos, Jetour revela seu 4º lançamento no Brasil

Será a versão 4x4 do SUV T2, que chega ao País primeiro na configuração 4x2,…

% dias atrás