Apesar dos consecutivos atrasos no cronograma de início de produção no Brasil, a BYD segue firme no processo de expansão da rede de concessionários no Brasil.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 20, a marca chinesa informa ter chegado oficialmente a 180 concessionárias abertas em todo o País, das quais 15 foram inauguradas entre abril e o atual mês de maio.

Sua meta é atingir 272 pontos de venda até o final do ano, reforçando, com isso, sua liderança de vendas de veículos elétricos e híbridos, desconsiderando aí os chamados híbridos leves, como os Fiat Pulse e Fastback.

LEIA MAIS

BYD ocupa o 8º lugar no ranking de marcas em abril

Abeifa é contra pedido da BYD de impostos menores para CKD e SKD

A empresa nega informação de Augusto Vasconcelos, gestor da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia, publicada pelo G1 na semana passada, de que a fábrica da BYD em Camaçari só estará completamente funcional em dezembro de 2026.

E também nega risco de o complexo industrial baiano limitar-se a um centro de distribuição, como já cogitou publicamente o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.

Diante dessas notícias, que se somam a denúncias de trabalho escravo na primeira fase das obras na Bahia, a fabricante chinesa distribuiu nota reafirmando seu compromisso com a reindustrialização de Camaçari e o desenvolvimento sustentável da região:

“Com investimento de R$5,5 bilhões, a fábrica terá capacidade inicial para entregar 150 mil veículos por ano. A operação terá início com a montagem dos veículos em 2025, enquanto a planta avança para a produção completa, com nacionalização progressiva dos modelos mais vendidos no Brasil”.

O curioso, contudo, é que ainda não há uma data oficial para o início das operações, ao contrário do que ocorre com outra marca chinesas, a GWM, que já confirmou para julho a inauguração da fábrica de Iracemápolis e, inclusive, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cerimômia.

No caso da BYD, a empresa garante início de produção nos próximos meses, ainda este ano, mas sem data definida ou ao menos divulgada oficialmente até agora.


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!