Diretor de operações lidera a expansão e a consolidação da marca no Brasil

A Foton passa por um momento importante em sua trajetória no Brasil. Se há até bem pouco tempo a marca desaparecia nos números de emplacamentos, agora começa a ficar mais evidente. No ano passado, fechou com alta de 172% nas vendas sobre 2023, de 247 unidades para 673. O acumulado nos quatro primeiros meses de 2025, os entregas já somam 332 caminhões, conforme os dados da Fenabrave.
Os volumes ainda se mostram pequenos, mas já sinalizam uma mudança de rota com outro ânimo e força extra. No começo de abril, iniciou montagem de caminhões em Caxias do Sul (RS), em instalações da Agrale, com capacidade para 5 mil unidades/ano.
LEIA MAIS
→Foton amplia oferta com estreia no segmento de semipesados
→Foton inaugura linha de montagem em Caxias do Sul
À frente desse movimento, Fábio Pontes, diretor de Operações da Foton, se sobressai. O executivo é peça principal na busca da expansão e consolidação do negócio da marca chinesa no País.
Pontes é graduado em Comércio Exterior. Iniciou carreira pelo setor têxtil, onde acumulou experiência em desenvolvimento de produtos e negociação com fornecedores internacionais, em especial asiáticos.
Faz carreira na Foton desde 2012, com a responsabilidade da gestão dos processos de importação de veículos e peças para o Brasil. Ao longo de sua trajetória na companhia, passou por áreas de logística, custos e homologação.
Em 2019, também exerceu papel importante na constituição da subsidiária brasileira da Foton Motor International, quando a operação por aqui passou a ser administrada diretamente pela matriz chinesa. Mais recentemente, participou de maneira ativa no estabelecimento da linha de montagem caxiense, no lançamento de novas ofertas de veículos e na expansão da rede.
“A liderança deste projeto representa um marco pessoal e profissional. Nossa operação está pautada na qualidade, inovação e em processos cuidadosamente desenhados para garantir agilidade e robustez. Estamos construindo uma base sólida para o crescimento sustentável da marca no Brasil”, conta em nota o executivo.
A unidade da Foton em Caxias tem área de 6 mil m² e, em regime de CKD, monta caminhões semileves e leves da linha Aumark S, incluindo versões com câmbio manual e automatizado, além do modelo médio Aumark S 1217. Opera com oito estações de trabalho em linha e quatro fora de linha, a montagem completa dos veículos dura 20 horas.
O apoio na expansão e consolidação da marca fica por conta de centro de distribuição de peças em Itajaí (SC) e, atualmente, 50 pontos de venda. A meta da empresa é de encerrar 2025 com 80 concessionárias no País.
Foto: Divulgação Foton
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas