Tecnologia

Volvo Car já tem cinto de segurança com IA

Tecnologia estreia no SUV elétrico EX60 no ano que vem

AVolvo Cars apresentou nesta quinta-feira, 5, aquilo que espera ver como mais um importante capítulo na sua longa história em busca do automóvel totalmente seguro: cintos de seguranças assistidos por inteligência artificial. A tecnologia chegará às ruas já no ano que vem, como item de segurança do EX60, utilitário esportivo elétrico.

O novo cinto de segurança multiadaptável, como define a montadora A montadora de origem sueca e pertencente ao Grupo Geely, utiliza dados em tempo real de sensores avançados internos e externos para atuar de acordo com as variações do tráfego e à pessoa que o utiliza. Leva em consideração, por exemplo, a altura do motorista ou do carona, seu peso, formato do corpo e posição em que está sentada.

Para um ocupante mais alto, será definida uma carga maior no cinto para ajudar a reduzir o risco de ferimentos na cabeça em um potencial acidente mais grave, por exemplo. Se a pessoa for de menor porte e o acidente envolver menor impacto, a carga será reduzida.

Essa capacidade de interpretação do sistema depende de  número sensivelmente maior das informações repassadas ao limitador de carga — como direção, velocidade e postura do passageiro —, que gerencia a força aplicada aos ocupantes em caso de acidente.

LEIA MAIS

→ Hakan Samuelsson retorna ao comando da Volvo Cars

Graças às atualizações remotas de software, enfatiza a Volvo, a eficiência do sistema melhorará com o passar do tempo e da utilização. À medida que a própria Volvo coleta mais dados, o carro pode aprimorar sua compreensão dos ocupantes, novos cenários e estratégias de resposta.

“O cinto multiadaptável é mais um marco para a segurança automotiva e um ótimo exemplo de como utilizamos dados em tempo real com a ambição de ajudar a salvar milhões de vidas”, afirmou Åsa Haglund, chefe do Centro de Segurança da Volvo Cars, que recorda que o cinto de três pontos foi inventado pela própria Volvo em 1959.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás