Investimento de R$ 850 milhões em Belo Jardim, PE, é o maior da história da fabricante brasileira de baterias

Com participação do presidente da República em exercício e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a Moura inaugurou em Belo Jardim, PE, sua nova Unidade de Reciclagem e Metais, fruto de um investimento de R$ 850 milhões, o maior já realizado pela organização em seus quase 70 anos de história.
Conforme destacou Alckmin no evento realizado nesta sexta-feira, 6, o empreendimento gerou 300 empregos diretos e indiretos. A planta é dedicada à reciclagem de chumbo proveniente de baterias usadas, contribuindo diretamente para a cadeia da economia circular e para os compromissos ESG da Moura.
LEIA MAIS
→Moura lança baterias de lítio de 12V e 48V na Automec
→Autopeças debaterão inovação e oportunidades no setor
Em comunicado, a empresa informa que o projeto se conecta diretamente com os objetivos do programa Nova Indústria Brasil, lançado pelo governo federal em 2024, especialmente no eixo de Economia Verde. O material reciclado é reintegrado ao processo produtivo de novas baterias, reduzindo a necessidade de extração de chumbo primário.
Quando estiver em plena operação, a nova planta dobrará a capacidade de reciclagem de chumbo da Moura e, com isso, a empresa ampliará sua participação na cadeia de reciclagem de baterias, atualmente da ordem de 40%, conforme dados do IBER, Instituto Brasileiro de Energia Reciclável.
Com relação às inovações implantadas na unidade de reciclagem, a Moura cita o sistema de abastecimento por fontes renováveis, com destaque para energia eólica, a instalação de barragem com capacidade para armazenar até 40 milhões de litros de águas pluviais e a integração de tecnologias da Indústria 4.0 com sistemas digitais de segurança e controle ambiental.
Fotos: Divulgação/Moura
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…