Inovar com base em décadas de conhecimento de mercado, pesquisas e desenvolvimentos próprios é virtude restrita a um ínfimo grupo de empresas e, portanto, diferencial competitivo em um setor automotivo global em constante, e agora acentuada, transformação.

Nos segmentos de Metal-Borracha e Plástico de Alta Performance, com certeza, ainda mais verdade. Neles prevalecem não só qualidade, tecnologia, engenharia de materiais e competitividade, mas, em particular, a demanda por produtos sustentáveis, exigência de dez entre dez clientes de porte global.

Com trajetória iniciada há 90 anos na Alemanha, que se espalha por dezenas de mercados e em dez fábricas localizadas na Europa, Ásia e Américas, a BOGE Rubber & Plastics sintetiza muito bem esse perfil cada vez mais estratégico.

Só no Brasil, já são 25 anos de atuação, com relacionamento estreito, perene e farto de respostas qualificadas, assertivas, às exigências de empresas globais e locais.

Do portfólio de clientes mundiais, fazem parte, por exemplo, gigantes como Volkswagen, Mercedes-Benz, BMW, Stellantis e Porsche. No Brasil, em particular, a BOGE também fornece para as linhas leves e pesadas das próprias Volkswagen, Stellantis e Mercedes-Benz, além da Volvo, e de atuar como Tier 1 e 2 de empresas do porte do ZG Group.

Delas, e de outras grandes empresas, a BOGE é fornecedora histórica nos segmentos OEM (Original Equipment Manufacturer) e OES (Original Equipment Supplier).

Só essa condição de garantir, com seus componentes, o abastecimento das linhas de montagem e a reposição nas redes de concessionárias dessas marcas, já atestaria a capacidade e qualidade dos produtos que desenvolve e produz.

Mas a BOGE da conta de outro aspecto igualmente desafiador: dispor de produtos que, além de contribuírem para a durabilidade e conforto de veículos leves e pesados, são essenciais para a segurança.

São coxins de suspensão, de motor e de transmissão, restritor de torque e buchas em diferentes formatos, itens vitais para o comportamento dinâmico dos veículos.

Também cumpre papel relevante nesse sentido e, paralelamente, para a melhoria da eficiência dos veículos, outro pilar de atuação dessas empresas.

A BOGE fornece componentes em plástico de engenharia que reduzem peso, o que resulta em menor consumo de combustível e de emissões, oferecendo resistência e funcionalidade, além de otimização de custos para as montadoras.

Dentre eles estão, por exemplo, módulos de pedais até 50% mais leves que os convencionais, carcaças de airbag e sistemas de admissão de ar.

Portfólio amplo e inovador

Peças NVH: coxins, buchas, batentes e restritores de toque absorvem vibrações e ruídos, itens fundamentais para conforto e segurança dinâmica de veículos leves e pesados;

Formulação própria de borracha: mais durabilidade e desempenho customizado para cada aplicação;

Módulos de pedais ultraleves: redução de até 50% no peso em comparação com peças metálicas.

Simulação virtual de produtos: eficiência e confiabilidade testadas antes mesmo do protótipo físico.

Carcaças de airbag em plástico de alta performance: segurança com leveza e sustentabilidade.

Itens que também contribuem de forma significativa para a reciclabilidade dos veículos, aspecto que, assim como o nível de emissões, podem representar vantagens tributárias e competitivas para as montadoras.

Mais ainda a partir da instituição do recém-regulamentado programa do governo federal MOVER – Programa Mobilidade e Inovação, que incentiva a sustentabilidade na indústria automotiva e a descarbonização da frota circulante, dentre outros pontos.

Sorocaba: operação cada vez mais estratégica.

A confiança estabelecida com as grandes montadoras permite à empresa antecipar tendências, adequar soluções para diversos mercados e, simultaneamente, alcançar padronização de qualidade em larga escala.

Afinal, os veículos fabricados no Brasil rodam em dezenas de países, sobretudo latino-americanos e até com utilizações mais severas.

Rodrigo Moreira

“A planta de Sorocaba fortalece o footprint internacional da BOGE, integrando nossa rede global, que atende mais de 80 OEMs com soluções em borracha e plástico de alta performance”, destaca Rodrigo Moreira, Presidente Região Américas.

“Atuamos lado a lado com nossos clientes, desenvolvendo tecnologias de ponta que unem engenharia avançada e competitividade, sempre alinhadas às necessidades específicas de cada mercado.”

Essa parceria tecnológica de primeira linha, portanto, faz da operação brasileira uma das mais estratégicas para os clientes e para o próprio grupo BOGE, que desde 2013 tem fábrica em Sorocaba (SP).

Bem antes, em 1999, a empresa já se estabelecera com planta industrial na também paulista cidade de São Bernardo do Campo para iniciar o desenvolvimento, e posterior fornecimento de produtos, que se enquadraram na chamada linha NVH (Noise, Vibration and Harshness), que aumentam o conforto dos passageiros e eficiência dos veículos.

A fábrica de Sorocaba, como matriz das Américas, é um hub técnico e produtivo da BOGE na América Latina. Atua em três turnos de produção e, além das áreas administrativas, conta com equipe de pesquisa e desenvolvimento, processos e manufatura com foco na elaboração de soluções sob medida para os clientes.

Nascem desses esforços produtos específicos que combinam design avançado, formulação própria do composto de borracha — elementos que garantem confiabilidade e durabilidade ao longo do ciclo de vida dos produtos — e o amparo de processos tecnologicamente avançados, como, dentre outros, simulação e prototipagem virtual, que reduzem significativamente o tempo e o custo de desenvolvimento.

Fernanda Pinheiro

Sorocaba vai além e reforça o compromisso mundial da BOGE e de sua controladora, a CRRC, maior produtora mundial de itens para trens, de deter operações sustentáveis e processos otimizados com tecnologias que reduzem o impacto ambiental.

“Na BOGE, a sustentabilidade é um pilar fundamental, que norteia todas as nossas operações e decisões estratégicas. Compreendemos que nossa responsabilidade vai além da qualidade dos produtos, estendendo-se ao impacto ambiental e social gerado por nossas atividades”, observa Fernanda Pinheiro, Gerente de Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

A executiva reforça que a BOGE mantém controle rigoroso, garantindo que cada insumo atenda não apenas aos padrões técnicos exigidos, mas também aos critérios globais de sustentabilidade definidos pela companhia.

“Priorizamos materiais que assegurem a reciclabilidade ao final do ciclo de vida dos produtos, contribuindo para a promoção da economia circular e para a redução da geração de resíduos. Acreditamos que sustentabilidade e excelência caminham juntas, e esse compromisso é parte essencial do nosso diferencial competitivo”, completa.

 


Fotos: Divulgação Boge

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!