Projeto anunciado no ano passado envolve parceria com a Vale e a Komatsu

A Cummins comemora avanços em seu projeto com a Vale e a Komatsu para desenvolver um caminhão de transporte de mineração movido a etanol/diesel. Nesta segunda-feira, 23, anunciou o “bem-sucedido comissionamento de uma nova célula de teste de combustível a etanol, um marco significativo no programa conjunto anunciado há quase um ano”.
O objetivo é adaptar motores a diesel já existentes nos caminhões de transporte da Komatsu para operarem também com etanol. Os veículos modificados, com capacidade de 230 a 290 toneladas, serão os primeiros desse porte a utilizar etanol no tanque, em proporção que pode chegar a até 70%.
LEIA MAIS
→Cummins perde R$ 220 milhões/ano por causa de peças falsificadas
Os testes com o motor QSK60 devem continuar até 2026, quando serão iniciadas as avaliações em campo nas instalações da Komatsu.
“Os sistemas bicombustíveis etanol/metanol e diesel oferecem benefícios significativos à indústria de mineração, incluindo a possibilidade de descarbonização de até cerca de 70%, reduzindo dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e material particulado ao mesmo tempo em que mantêm a produtividade e o desempenho exigidos,” explica Luke Mosier, líder de Programas de Inovação da Cummins.
A grande vantagem do projeto, segundo o executivo, é que as mineradoras poderão utilizar o combustível alternativo aproveitando a infraestrutura existente em suas operações, com utilização das atuais frotas, instalações e equipes.
Para Ricardo Alexandre, vice-presidente de Mineração da Komatsu Brasil, o projeto de bicombustível diesel/etanol focado em operações no Brasil é um passo significativo no avanço de tecnologias de transição que apoiam a descarbonização da mineração:
“Ao combinar os dois combustíveis, buscamos alcançar resultados concretos no curto prazo, resultados que podem gerar mudanças reais no campo. Mais do que um marco tecnológico, essa iniciativa aprofunda a relação de confiança entre Komatsu, Vale e Cummins, e reforça nosso compromisso conjunto com um futuro mais sustentável”.
Foto: Divulgação/Cummins
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…