Empresa

Farizon inicia venda no Brasil em setembro com três modelos

No primeiro lote, 200 unidades dos furgões V6E e SupeVAN, além do caminhão H9E de seis e oito toneladas

AFarizon, marca chinesa de veículos elétricos da Geely representada no Brasil pelo Grupo Timber, aproveita a Eletrocar, que acontece no distrito Anhembi, na capital Paulista, para mostrar dois dos três modelos de carga que venderá no Brasil a partir de setembro, os utilitários V6E e SuperVAN.

O terceiro é um caminhão de pequeno porte, o H9E, que chega em duas configurações, de seis e oito toneladas. O gerente de produtos da marca, Rafael Avila, informa que o primeiro lote de 200 unidades já está desembarcando no Brasil e até o final do ano serão 500 à disposição do consumidor brasileiro.

LEIA MAIS

Timber investe R$ 40 milhões para lançar marca Farizon no Brasil

Haverá uma concessionária modelo em Curitiba, PR, a ser inaugurada em setembro, e outros sete pontos de venda na região Sudeste em operação conjunta com a marca de máquinas Tiber. A ideia é estender o atendimento a outras regiões do país gradativamente a partir do ano que vem.

Também nos planos da marca chinesa para o mercado brasileiro, uma van de passageiro – ainda em fase de homologação – e caminhões de maior porte, que vão merecer um lançamento separado do que realizará em setembro para apresentar os comerciais leves.

No caso da SuperVAN, há configurações de 8m³ e 11m³. “Projetados para serem utilizados em centros urbanos, os  modelos Farizon são equipados com motorização elétrica de alto desempenho, tecnologias embarcadas de segurança e gestão de frota, além de autonomia compatível com rotas logísticas de curta e média distância”, destaca Avila

Construída sobre a plataforma GXA-M, o furgão V6E tem dimensões externas de 4.845 mm de comprimento, 1.730 mm de largura e 1.985 mm de altura, além de entre eixos de 3.100 mm. O compartimento traseiro acomoda até 6 m³ de volume útil e suporta cerca de 1.150 kg de carga líquida, dependendo da configuração.
Sua motorização 100% elétrica entrega 100 kW (equivalente a 136 cv). O modelo é equipado com bateria de 81 kWh LFP, que proporciona uma autonomia de até 285 km no ciclo urbano (índice WLTC). A recarga rápida via corrente contínua (DC) permite atingir de 10% a 80% da carga em apenas 30 minutos, garantindo mais tempo de operação e menos paradas na rotina logística. A carga AC completa é feita em cerca de seis horas.
Em suas duas configurações, a SuperVAN tem motor elétrico entrega até 231 cv de potência, com tração traseira e velocidade máxima de 135 km/h. A autonomia é de 386 km pelo índice WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure) e cerca de 300 km segundo estimativa do Inmetro, que está em fase de homologação dos modelos da Farizon.
Com relação ao caminhão pequeno Farizon H9E, a empresa destaca a motorização elétrica que entrega 190 cv de potência e torque de 42,3 kgfm, com tração traseira e velocidade máxima de 90 km/h. “Essa configuração garante ótimo desempenho mesmo com o veículo carregado”, comenta o gerente de produto, informando ainda que a autonomia chega a 324 km (índice WLTC).

Foto: Divulgação/Farizon

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás