Indústria

Unica comemora aumento do etanol na gasolina de 27% para 30%

Governo também aprovou aumento de 14% para 15% do biodiesdiesel

Adecisão do CNPE, Conselho Nacional de Política Energética, de aprovar o aumento da mistura obrigatória do etanol na gasolina de 27% para 30% e do biodiesel no diesel de 14% para 15% foi comemorada pela Unica, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia.

Na avaliação da entidade, a medida aprovada na quarta-feira, 25, representa avanço na descarbonização dos transportes, por reduzir as emissões de CO₂ e diminuir a dependência de combustíveis fósseis.

O objetivo do governo ao passar a oferecer o E30 e o B15 a partir de 1º de agosto é o de reduzir o preço do combustível na bomba. Ao anunciar o aumento, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou expectativa de redução de 20% no valor cobrado pela gasolina.

Ele garantiu que a partir do acréscimo de 3 pontos porcentuais o Brasil passa a ser autossuficiente na produção da gasolina, sem necessidade de importações. “Ao contrário: haverá excedente de 700 milhões de litros por ano, que poderão ser levados para a exportação”, informou o ministro.

Para a Unica, a iniciativa representa um avanço histórico para a política energética do país, por fortalecer a soberania nacional ao consolidar o papel dos biocombustíveis na transição energética.

Para aprovar a medida, o governo realizou processo técnico rigoroso, com testes conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e acompanhados por representantes do setor automotivo. As análises comprovaram a viabilidade técnica do E30, sem impactos negativos ao desempenho de veículos leves ou motocicletas.

“Estamos diante de uma conquista histórica, fruto de esforço técnico, institucional e político”, comemora o presidente da Unica, Evandro Gussi. “A decisão do CNPE reforça o protagonismo do país na descarbonização da matriz de transportes e fortalece o uso de uma tecnologia genuinamente brasileira, já reconhecida e modelo para outros países”, concluiu.

Durante o evento que oficializou a aprovação da medida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o potencial do Brasil para liderar a agenda climática global, especialmente na preparação para a COP30. Essa política de biocombustíveis, segundo Lula, é um modelo com o qual ninguém vai conseguir competir: “O Brasil tem uma chance única, e vamos mostrar isso na COP30”.


Foto: Divulgação/Unica

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás