Governo também aprovou aumento de 14% para 15% do biodiesdiesel

Adecisão do CNPE, Conselho Nacional de Política Energética, de aprovar o aumento da mistura obrigatória do etanol na gasolina de 27% para 30% e do biodiesel no diesel de 14% para 15% foi comemorada pela Unica, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia.
Na avaliação da entidade, a medida aprovada na quarta-feira, 25, representa avanço na descarbonização dos transportes, por reduzir as emissões de CO₂ e diminuir a dependência de combustíveis fósseis.
O objetivo do governo ao passar a oferecer o E30 e o B15 a partir de 1º de agosto é o de reduzir o preço do combustível na bomba. Ao anunciar o aumento, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou expectativa de redução de 20% no valor cobrado pela gasolina.
Ele garantiu que a partir do acréscimo de 3 pontos porcentuais o Brasil passa a ser autossuficiente na produção da gasolina, sem necessidade de importações. “Ao contrário: haverá excedente de 700 milhões de litros por ano, que poderão ser levados para a exportação”, informou o ministro.
Para a Unica, a iniciativa representa um avanço histórico para a política energética do país, por fortalecer a soberania nacional ao consolidar o papel dos biocombustíveis na transição energética.
Para aprovar a medida, o governo realizou processo técnico rigoroso, com testes conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e acompanhados por representantes do setor automotivo. As análises comprovaram a viabilidade técnica do E30, sem impactos negativos ao desempenho de veículos leves ou motocicletas.
“Estamos diante de uma conquista histórica, fruto de esforço técnico, institucional e político”, comemora o presidente da Unica, Evandro Gussi. “A decisão do CNPE reforça o protagonismo do país na descarbonização da matriz de transportes e fortalece o uso de uma tecnologia genuinamente brasileira, já reconhecida e modelo para outros países”, concluiu.
Durante o evento que oficializou a aprovação da medida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o potencial do Brasil para liderar a agenda climática global, especialmente na preparação para a COP30. Essa política de biocombustíveis, segundo Lula, é um modelo com o qual ninguém vai conseguir competir: “O Brasil tem uma chance única, e vamos mostrar isso na COP30”.
Foto: Divulgação/Unica
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…