A Michelin anunciou que encerrará as operações produtivas da unidade de Guarulhos (SP) até fim de 2025. De acordo com a fabricante, a decisão se deve a inviabilidade econômica para a manutenção das atividades devido ao aumento da concorrência de produtos importados com preços inferiores aos custos de produção local.
A unidade é responsável pela produção de câmaras de ar para motos e bicicletas, pneus industriais e componentes utilizados em outras fábricas. O encerramento afetará 350 pessoas. A empresa negocia com o sindicato da categoria um pacote de desligamento, que deve incluir compensação financeira e orientação profissional.
LEIA MAIS
→Indústria de pneus recua 4,3% no primeiro quadrimestre
A empresa destaca que segue com as outras operações industriais País. A multinacional francesa opera oito fábricas por aqui e emprega mais de 8 mil pessoas em toda cadeia de valor do setor, desde pesquisas à reciclagem de pneus.
A indústria de pneus no País enfrenta um ambiente desafiador no momento. Balanço do quadrimestre, o mais recente consolidado pela Anip, registra recuo de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado com 15,99 milhões de pneus negociados para montadoras e mercado de reposição.
Foto: Divulgação Michelin


