Tecnologia

ZF fornecerá direção por cabos para a Mercedes-Benz

Sistema Steer-By-Wire elimina a transmissão mecânica fixa entre o volante e as rodas

Dirigir veículos dotados de sistema de direção por cabos eletrônicos está cada vez mais próximo de um maior número de consumidores. Depois de fornecer para a chinesa Nio e outros fabricantes menores, a ZF informa que passará a dotar modelos da Mercedes-Benz com a tecnologia a partir de 2026.

O sistema conhecido por Steer-By-Wire elimina a transmissão mecânica fixa entre o volante e as rodas e a substitui por conexão de software variável. A tecnologia permite manobras mais precisas e práticas, dentre outros ganhos.

A rigor, o motorista terá a mesma sensação de dirigir um veículo com conexões mecânicas. A força de direção é gerada por um atuador mecatrônico posicionado entre as rodas e o estímulo do motorista  para a manobra é capturado por um atuador no próprio volante, com detecção precisa do ângulo de rotação.

Uma unidade de feedback de torque – pequeno motor elétrico no volante – recria a sensação natural de direção e feedback da estrada.

O sistema ZF, projetado com redundância para segurança, ajusta dinamicamente a relação de direção para se adequar a diferentes velocidades e condições de condução.

Isso significa que o ângulo do volante é traduzido precisamente no ângulo da roda: relação direta para maior agilidade durante o estacionamento e mais indireta para maior estabilidade em velocidades mais altas.

LEIA MAIS

→ ZF oferece agora tecnologias importadas para o mercado futuro

O acerto com a marca alemã é o primeiro para automóveis produzidos em série para o mercado europeu.Direção eletrônicas são, no entender da ZF,  a melhor escolha para veículos orientados por software, disponham de sistemas de assistência ao motorista e eletrificação.

A tecnologia também permite novas geometrias de volante, incluindo aros dobráveis. Sem um eixo de direção intermediário, não há mais a necessidade de direcionar os componentes do interior para o compartimento do motor, o que também facilita a montagem em diferentes veículos, seja com  volante à direita ou à esquerda.

” Enquanto os sistemas de direção mecânica suportam funções ADAS até o Nível 3, o Steer-By-Wire permite recursos até o Nível 4 e além. Isso também inclui futuros recursos de segurança ativa, como AES – Direção Automatizada de Emergência”,  destaca a ZF.


 

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás