Ferramenta analisa o colaborador durante atividades para aprimorar postos de trabalho

Afábrica da Nakata em Extrema (MG), marca da Frasle Mobility, colocou em andamento projeto-piloto no qual utiliza a Inteligência Artificial (IA) para aprimorar as condições ergonômicas do colaborador no posto de trabalho, por consequência, trazer benefícios à saúde.
Durante a rotina das atividades, a ferramenta baseada em IA analisa e mapeia, por meio de vídeo, o contexto nos espaços de produção. As informações dos movimentos obtidas permitem identificar eventual problema de postura para, assim, poder promover melhorias contínuas.
LEIA MAIS
→Frasle Mobility anuncia compra da fábrica da subsidiária Jurid
→Frasle Mobility reforça área de Pesquisa e Desenvolvimento
O projeto, por enquanto, já alcançou 8% dos 180 postos de trabalho. O objetivo, no entanto, é de chegar a 100% até 2026. “Os resultados têm sido animadores. Essas melhorias refletem não apenas na eficiência operacional, mas na qualidade de vida das pessoas, demonstrando como a combinação de ergonomia e IA pode gerar ganhos substanciais para a nossa operação”, resume em nota Marcelo Tonon, diretor executivo de Direção e Suspensão da Frasle Mobility.
A partir das análises do sistema IA, a fábrica passou a adotar robôs colaborativos para ganhos em precisão, segurança e produtividade. A área de pintura e embalagem, por exemplo, recebeu robô que atua em conjunto com o trabalhador em atividades de paletização dos produtos.
Foto: Divulgação Frasle Mobility
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…