Exportação

Tera inicia sua trajetória em outros países

Volkswagen já enviou as primeiras unidades do SUV compacto para 12 mercados

Pouco mais de um mês depois de chegarem às revendas brasileiras, partiram do Porto de Santos e também por via terrestre as primeiras unidades do Volkswagen Tera para o exterior. O recém-lançado SUV compacto fabricado em Taubaté, SP, seguiu para Argentina, Aruba, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e Uruguai.

A Volkswagen, atual e historicamente maior exportadora de veículos nacionais, promete ampliar o leque de mercados de destino rapidamente. Já estão previstos, ainda para antes do fim de 2025, embarques para a Bolívia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e St. Maarten.

O  Tera começou a ser vendido oficialmente no mercado interno no dia 5 de junho. Nos primeiro 25 dias do mês passado, foram licenciadas mais de 2,5 mil unidades, dos 12,3 mil pedidos efetuados logo nos primeiros minutos de vendas e que, afirma a montadora, devem ser entregues em até três meses.

A VW já enviou para outros países mais de 4,3 milhões de automóveis e comerciais leves fabricados no Brasil ao longo de sete décadas. O SUV compacto é o quinto novo produto dos 21 que a montadota promete lançar na América Latina até 2028.

“O início das exportações do Tera representa um marco na nossa trajetória de exportação, um modelo 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil”, define Hendrik Muth, vice-presidente de Vendas da Volkswagen Região SAM (América do Sul).

Finalizado o primeiro semestre, a VW já ultrapassou 55,3 mil veículos exportados, 54% a mais do que em igual período do ano passado. Os principais mercados este ano são a Argentina, que comprou 28,5 mil veículos, seguida pelo México, com 13,4 mil, Colômbia (5,1 mil) e Chile (3 mil).

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O restante a montadora enviou para outros 20 países da América do Sul, América Central, Caribe e até da África — como Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal, mercados que receberam as 200 primeiras unidades do T-Cross e que terão novas remessas de agosto a novembro.

Destacadamente, o Polo é o veículo da marca mais exportado, com 22,9 mil unidades contabilizadas de janeiro a junho. A picape Saveiro vem a seguir, com 11,9 mil unidades, à frente do T-Cross (9,9 mil) e Nivus (8,7 mil).


Foto: Divulgação

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Redação AutoIndústria

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