Participação do agro nos negócios da fabricante catarinense de peças deverá dobrar até 2026

A RIO – Riosulense, fabricante de autopeças de Rio do Sul (SC), tem fortalecido atuação no segmento de máquinas agrícolas. A empresa projeta dobrar a participação do agro no faturamento, com um salto de 7%, em 2024, para 14% até 2026. Somente neste ano, a fatia cresceu para 9%.
Segundo a companhia, o avanço será suportado por novos projetos em desenvolvimento, com previsão de atender a maior parte do fornecimento no segundo semestre de 2026. Para isso, a empresa investe em automação, modernização e no aumento do parque industrial.
LEIA MAIS
→Exportações de autopeças para os EUA caem em junho e no ano
→Autopeças programam sete eventos no exterior este ano
→Nas máquinas agrícolas, tempo mais ensolarado no início do ano
“Estamos preparando nossa estrutura fabril para essa nova fase de expansão”, conta em nota Gustavo Piovesan Correa, gerente-geral de Vendas da RIO, referindo-se a recente aquisição de linhas de usinagem para produtos de maior complexidade e tamanho.
O crescimento até agora apurado já se reflete no portfólio de peças, com crescimento de 33% sobre o ano passado no número de part-numbers, para mais de 200 itens. Além de peças para motores, constam polias, carcaças de volante e rolamento, cubos de roda, discos de freio, tubos, conexões, coletores, flanges, ponteiras e peças estruturais de grande porte para os mais diversos tipos de máquinas.
Para o setor agrícola, a RIO registra maior concentrações das operações nas regiões Sul e Centro-Oeste. Mas também exporta para países como Finlândia, Estados Unidos, Índia, China e Inglaterra, além de recentemente ter iniciado fornecimento para a Argentina.
Foto: Divulgação RIO – Riosulense
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…