Executivo francês está no grupo há 23 anos e tem experiências na Rússia, Coreia do Sul e China, além de longa trajetória na Europa

Um dia antes de divulgar os números do balanço financeiro do primeiro semestre de 2025, o Grupo Renault anunciou nesta quarta-feira, 30, François Provost como novo CEO e Presidente do Conselho de Administração da Renault S.A.
O mais importante cargo da montadora francesa estava vago há pouco mais de um mês, com a saída de Luca De Meo, que comandou a empresa por cinco anos. Nas duas últimas semanas, Duncan Minto, CFO da empresa, vinha ocupando interinamente o posto, enquanto o Conselho de Administração do Grupo Renault, presidido por Jean-Dominique Senanrd, avaliava um nome definitivo.
Francês de 57 anos, Provost assume como CEO já nesta quinta-feira, 31, um mandato de quatro anos. O executivo tem amplo conhecimento do grupo, no qual ingressou há 23 anos. Ele vinha exercendo a titularidade das áreas globais de Compras, Parcerias e Relações Públicas desde 2023.
Em nota, a empresa justificou a escolha de Provost pela sua “sólida experiência internacional em funções operacionais e estratégicas e profundo conhecimento dos desafios do setor e visão estratégica. “Além disso, suas atribuições garantirão a continuidade do desenvolvimento do grupo, especialmente em nível internacional, e por meio de parcerias.”
“Graças à sua expertise e conhecimento da empresa, seremos capazes de concluir a implementação do nosso plano estratégico, finalizar os termos do próximo e garantir sua execução bem-sucedida”, acrescentou Senard, durante reunião de formalização do novo CEO.
LEIA MAIS
→ Brasil é o sétimo maior mercado mundial do Grupo Renault em 2025
→ Boreal colocará Renault em novo patamar
“O Grupo Renault se beneficia de fundamentos sólidos, com equipes comprometidas, uma gama de produtos excepcional, marcas fortes e um modelo organizacional inovador. Esses serão ativos inestimáveis à medida que aceleramos nossa transformação em um ambiente cada vez mais exigente ”, completou Provost.
Engenheiro por formação o novo CEO ocupou vários cargos executivos na França e em toda a Europa, incluindo o de CEO da Renault-Nissan Portugal, de 2005 a 2008. Em 2010, tornou-se vice-CEO pela então Renault Rússia para depois ser Presidente e CEO da Renault Samsung Motors na Coreia do Sul ao longo de cinco anos. Posteriormente, tornou-se Diretor de Operações para a China, seguido da Ásia-Pacífico e, por fim, Diretor de Desenvolvimento Internacional.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…