Empresa

Com Brasil incluído, GM e Hyundai anunciam cinco modelos compartilhados

Quatro deles, a combustão e/ou híbridos, serão destinados às Américas do Sul e Central. Para os EUA, uma van elétrica.

No âmbito da colaboração estratégica previamente anunciada entre as duas empresas, a General Motors e a Hyundai Motor Company acabam de revelar o desenvolvimento compartilhado de cinco veículos, sendo três compactos (SUV, picape e carro de passeio), uma picape média e uma van elétrica para o mercado norte-americano.

Com exceção desse último modelo, os demais serão destinados aos mercados da América do Sul e América Central e terão arquitetura flexível, com possibilidade de propulsão a combustão interna ou sistema híbrido. O Brasil é o maior mercado das duas marcas na região sul-americana e o que tem recebido mais investimentos em modelos híbridos.

As empresas estimam que as vendas desses veículos ultrapassem 800 mil unidades/ano quando a produção estiver totalmente escalada. As companhias também planejam iniciativas conjuntas de compras no continente, abrangendo materiais, transporte e logística.

Os veículos compactos e a van elétrica terão desenvolvimento liderado pela Hyundai, enquanto a GM será responsável pela picape média, As plataformas comuns, mas o design (interno e externo) será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca.

Todos os lançamentos vão ocorrer a partir de 2028. Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e líder global de compras e cadeia de suprimentos, destacou que os veículos anunciados hoje estão focados nos maiores segmentos dos mercados das duas citadas Américas, além do segmento comercial na do Norte.

“Por meio dessa parceria, GM e Hyundai trarão mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo,” afirmou Amin. “Esses primeiros veículos codesenvolvidos demonstram claramente como vamos alavancar nossas forças complementares e a escala combinada das duas empresas”.

José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company, comentou que a colaboração estratégica com a GM permitirá oferecer valor e opções aos clientes em diferentes segmentos e mercados:

!Nossa escala combinada na América do Norte e na América do Sul permitirá atender com mais eficiência às demandas dos consumidores — com veículos de design marcante, alta qualidade, foco em segurança e tecnologia relevante”.

Hyundai e GM também concordaram em explorar parcerias para o uso de aço com baixa emissão de carbono, reforçando o compromisso de ambas as empresas com práticas de manufatura sustentáveis.

“A implementação dos planos acima mencionados estará, naturalmente, sujeita às aprovações regulatórias que eventualmente possam ser aplicáveis nas respectivas regiões envolvidas no projeto”, destaca nota conjunta.


Foto: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás