A Volvo fornecerá para o sistema de transporte urbano de Goiânia (GO) 21 ônibus elétricos, dos quais 16 articulados e cinco biarticulados. Com isso, a cidade do mundo a ter operação regular com modelo biarticulado movido a bataria. O projeto é fruto de parceria com a GreenMob Capital, veículo de investimento do Grupo HP especializado no setor de mobilidade.
LEIA MAIS
→Volvo amplia portfólio de chassi elétrico com o BZRLE
→Volvo inicia produção de ônibus elétricos no País
→Volvo tem no Brasil o maior mercado de ônibus
→Fábrica da Volvo em Curitiba recebe novas responsabilidades
Os ônibus serão operados no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC) e entregues ao longo de 2025. Os veículos ainda fazem parte do primeiro lote de versões articuladas e biarticuladas produzidas no País pela Volvo. A fábrica de Curitiba é a base global de produção e exportação desses modelos elétricos.
O sistema BRT da Grande Goiânia, composto pelos BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, atende por volta de 180 mil passageiros por dia. O primeiro tem 19 estações de embarque e desembarque em uma extensão total de 28 km (ida e volta). Já o segundo compreende 31 estações com 22 km de extensão e 55 km de ramificações. Quando as obras dos dois eixos foram totalmente concluídas, o sistema integrará 268 linhas do transporte público da capital.
Foto: Divulgação Volvo


